• Carregando...
Bombeiros retiram sobreviventes de um dos hotéis que ruíram em Van | Stringers/Reuters
Bombeiros retiram sobreviventes de um dos hotéis que ruíram em Van| Foto: Stringers/Reuters
  • Trabalho de resgate em hotel que desabtou na cidade de Van, na Turquia

O número de mortos após o segundo forte terremoto que atingiu a Turquia em menos de um mês subiu para 22, segundo autoridades do resgate local. Nesta sexta-feira (11), equipes retiraram mais dez corpos dos entulhos do hotel Aslan e do hotel Bayram, que desabaram juntos, na cidade de Van. A maioria das vítimas é de funcionários de uma empresa de construções que estava levantando casas temporárias para desabrigados do primeiro tremor que assolou a região.

Entre os desaparecidos do segundo terremoto, de escala 5,2, estão dois repórteres da agência Dogan. Eles estavam instalados no hotel Bayram para trabalhar na cobertura das consequências do primeiro terremoto que atingiu a Turquia. Ugur Cebeci, gerente-geral da Dogan, disse ainda estar triste, porém esperançoso para encontrar os colegas ainda com vida.

"Na nossa profissão, passamos sempre por desastres. Mas estamos lutando esperançosos aqui, sem termos condições de ajudar", lamentou Cebeci. Um total de 27 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros dos dois hotéis.

Nevascas

Com temperaturas abaixo de zero graus e nevascas que estão dificultando o trabalho das equipes de resgate, o temor é de que os possíveis sobreviventes possam morrer de hipotermia entre os escombros. Os serviços meteorológicos preveem que a temperatura desça até os oito graus negativos durante o fim de semana.

Em declarações ao jornal "Radikal", um porta-voz da Agência de Gestão de Desastres e Situações de Emergência, disse que o Governo é responsável por delegar o profissional que verifica a situação dos prédios, em resposta a quem certificou que os dois hotéis eram habitáveis.

Na quinta-feira (10), a Polícia dispersou com gás lacrimogêneo um protesto de vítimas do terremoto contra o delegado do Governo em Van, Münir Karaloglu, que tinha pedido os moradores que retornassem aos edifícios sem danos aparentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]