
Ao menos quatro pessoas morreram no ataque perpetrado nesta terça-feira em Liège, no leste da Bélgica, entre elas o próprio autor da ação, segundo o último balanço divulgado pela imprensa belga.
As autoridades locais identificaram como autor do ataque Nordine Amrani, que teria dado um tiro em sua cabeça após lançar vários artefatos explosivos na Praça Saint-Lambert e abrir fogo contra os transeuntes com um fuzil kalashnikov.
A responsável da Procuradoria federal de Liège, Danièle Reynders, confirmou a identificação de Amrani como suspeito do ataque.
Segundo ela, entre os mortos estão um adolescente de 15 anos, uma adolescente de 17 e uma idosa de 75. Policiais disseram que pelo menos 75 pessoas ficaram feridas. O jornal La Libre disse que entre os feridos está uma menina de 2 anos, em condições críticas
Amrani, de 32 anos, foi condenado a 58 meses de prisão por associação criminosa em setembro de 2008 por posse de 9,5 mil peças de armas e uma dezena de armas completas, assim como 2,8 mil plantas de maconha. Ele estaria sendo procurado pela polícia.
Seu carro foi encontrado na Praça Saint-Lambert e será inspecionado por artífices da polícia belga. Segundo a polícia, junto ao corpo do agressor foram encontradas granadas não detonadas
O ministro do Interior da Bélgica, Peter Mertens, disse que a violência não foi um atentado terrorista. Relatos iniciais diziam que três homens armados começaram a disparar contra uma multidão em uma praça central de Liège. Imagens gravadas por celulares no local mostram pessoas correndo.



