Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia

Sobe para 48 o número de mortos em incêndio em refinaria venezuelana

Autoridades venezuelanas continuam nesta segunda-feira (27) tentando sufocar o incêndio que ainda afeta dois tanques com gasolina catalítica

Foto de domingo (26) mostra a altura das chamas do incêndio que atingiu a maior refinaria da Venezuela | AFP Photo/Leo Ramirez
Foto de domingo (26) mostra a altura das chamas do incêndio que atingiu a maior refinaria da Venezuela (Foto: AFP Photo/Leo Ramirez)

O número de mortos em um incêndio ocorrido no último sábado (25) em uma refinaria da cidade de Amuay, na Venezuela, subiu nesta segunda-feira (27) para 48, afirmou a governadora do estado de Falcón, Stella Lugo. "Temos até agora o número oficial de 48 mortos", declarou Lugo à emissora "Unión Rádio de Caracas".

A refinaria de Amuay sofreu uma explosão na madrugada do sábado como consequência de um vazamento de gás que provocou o incêndio de nove tanques de combustível na refinaria e danos estruturais em imóveis próximos, especialmente nas estruturas do Destacamento 44 da Guarda Nacional.

A governadora disse que as novas vítimas não são parte do grupo de feridos hospitalizados, que, segundo informou neste domingo a ministra da Saúde, Eugenia Sader, somam 31 pessoas. Stella Lugo acrescentou que a condição desses feridos é estável.

As autoridades do hospital Coromoto em Maracaibo confirmaram no domingo a morte de dois dos pacientes que tinham sido transferidos da cidade de Punto Fijo, embora durante o dia tenha se especulado a existência de uma terceira vítima, algo que a governadora desmentiu. De acordo com os relatórios prévios à declaração de Lugo, a explosão e o posterior incêndio deixaram 39 mortos aos quais havia que somar os dois feridos falecidos no hospital Coromoto.

"Fomos absolutamente sérios, transparentes e honestos ao dar os números. Não damos números que não tenhamos comprovado. Algum corpo que tenha aparecido, como efetivamente ocorreu, um corpo de uma pessoa da qual somente temos o tronco (...) até que não foi identificado com metodologia científica, não dissemos nada", ressaltou.

As autoridades venezuelanas continuam nesta segunda-feira tentando sufocar o incêndio que ainda afeta dois tanques com gasolina catalítica. Uma espessa coluna de fumaça preta continua saindo hoje da refinaria, uma das maiores do mundo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.