Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

Sobrinho de líder norte-coreano diz que tio é ditador

Kim Han-sol, sobrinho do líder Kim Jong-il | Cityportal/AFP
Kim Han-sol, sobrinho do líder Kim Jong-il (Foto: Cityportal/AFP)

O sobrinho do líder da Co­­reia do Norte e neto de Kim Jong-il admitiu em entrevista que seu tio é um ditador. A declaração foi dada na Bósnia, onde ele estuda. "Eu não sabia que meu tio tinha se tornado um ditador", disse Kim Han-sol, 17 anos, enquanto falava sobre sua vida. Ele foi entrevistado pela Subsecretária-Geral da ONU, Elisabeth Rehn, para um programa da televisão finlandesa.

O jovem é filho de Kim Jong-nam, irmão mais velho do atual líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Sua família vive na China. O pai do garoto era o sucessor natural de Kim Jong-il, mas, em 2001, ele foi pego tentando visitar a Disneylândia do Japão, usando um passaporte falso. Kim Jong-nam e sua família se mudaram para Macau depois do incidente.

Kim Han-sol disse que nunca conheceu o tio ou o avô e que passou a infância solitariamente, só tendo percebido quem eram seus parentes depois que cresceu. "Meu pai realmente não tinha interesse em política." "Eu queria ter conhecido meu avô. Sempre esperei que­­ ele viesse me procurar, por­­­­que eu nunca tive certeza que ele sabia que eu existia", acrescentou.

O jovem disse ainda ter amigos sul-coreanos e afirmou que eles se entendem bem. "É bom conhecer as pessoas e ouvir as opiniões dos dois lados, assim eu posso avaliar o que é certo e o que é errado e tomar minhas próprias decisões", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.