Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
alemanha

Sociais-democratas aceitam negociar coalizão com Angela Merkel

Inicialmente, a sigla era contra seguir no governo com a atual presidente alemã

Após Merkel não conseguir formar um governo com outros dois partidos menores, o SPD reconsiderou a negociação | JOHN MACDOUGALL/AFP
Após Merkel não conseguir formar um governo com outros dois partidos menores, o SPD reconsiderou a negociação (Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP)

Os líderes do Partido Social Democrata (SPD, na sigla em alemão) concordaram em iniciar negociações para a formação de uma coalizão liderada pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel.  

Andrea Nahles, líder do SPD no Bundestag, o parlamento alemão, afirmou que a sigla decidiu de forma unânime iniciar conversas com a União Democrática Cristã (CDU, na sigla em alemão), partido de Merkel.  

Os dois partidos governaram a Alemanha em um governo de coalizão nos últimos quatro anos. No entanto, os sociais-democratas inicialmente eram contra seguir no governo com Merkel, após os resultados das eleições os levarem a decidir ficar na oposição.  

O SPD então, de forma relutante, reconsiderou a posição, após Merkel não conseguir formar um governo com outros dois partidos menores.  

Agora, os sociais-democratas consideram entrar na coalizão ou fazer um acordo menos formal que permita a Merkel formar um governo.  

Segundo Nahles, após estas negociações, um congresso do partido, em janeiro, decidirá os próximos passos.

Com informações da Associated Press.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.