
O líder do partido grego Esquerda Democrática (DeMar), Fotis Kouvelis, propôs ontem a formação de um governo de coalizão envolvendo todos os sete partidos que obtiveram representação no Parlamento nas eleições do último domingo. A declaração foi vista como um avanço nas negociações para a formação de um governo, que desde ontem estão a cargo do líder do Partido Socialista (Pasok), Evangelos Venizelos.
Os socialistas podem formar um governo com o partido de centro-direita, Nova Democracia, e o DeMar. Juntos, os três partidos têm 168 cadeiras no Parlamento de 300, acima das 151 necessárias para compor uma maioria e aprovar leis.
Após um reunião com Kouvelis, Venizelos disse que "a primeira mensagem do meu mandato (para formar um governo) não é otimista, é um bom presságio". Em um comunicado separado, o líder do DeMar afirmou que um possível governo de todos os partidos teria um cronograma específico, até as eleições de 2014 na Europa, visando manter a Grécia na zona do euro.
Hoje, Venizelos deve se encontrar com o líder do Nova Democracia, Antonis Samaras, e o líder da Coalizão de Esquerda Radical (Syriza), Alexis Tsipras, que é contra a adoção de mais medidas de austeridade.



