Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições na frança

Socialistas levam o primeiro turno das legislativas

Se confirmar a maioria dos votos no domingo que vem, presidente francês terá condições de aplicar seu plano de governo

Eleitora de Jean-Luc Mélenchon, de extrema-esquerda, chora diante da derrota do candidato | Jean-Yves Bonvarlet/Reuters
Eleitora de Jean-Luc Mélenchon, de extrema-esquerda, chora diante da derrota do candidato (Foto: Jean-Yves Bonvarlet/Reuters)

OPartido Socialista, do presidente François Hollande, e seus aliados de esquerda venceram ontem o primeiro turno das eleições legislativas francesas ao conseguir 35% dos votos, com 94% das urnas apuradas, disse o ministro do Interior Manuel Valls. O resultado definitivo, com 100% da apuração, será conhecido hoje, afirmou Valls.

Pelo desempenho de ontem, Hollande está em condições de conquistar a maioria absoluta no segundo turno, previsto para domingo que vem. Caso isso aconteça, o presidente terá o poder necessário na Câmara Baixa para aplicar seu programa de governo.

Os conservadores da União pelo Movimento Popular (UMP) e seus apoiadores alcançaram 34% dos votos, enquanto a extrema-direita Frente Nacional (FN) ficou com a terceira posição (13,88%), na frente da Frente de Esquerda (6,61%).

Os ecologistas, que tinham um pacto eleitoral com o PS, para não se apresentarem nas mesmas divisões eleitorais, alcançaram 5,23% dos votos.

Segundo as projeções dos institutos de opinião, com esse resultado, os socialistas podem conseguir a maioria absoluta na Câmara Baixa, embora também seja possível que tenham de recorrer aos votos dos ecologistas e da Frente de Esquerda. O segundo turno das legislativas ocorrerá em 17 de junho.

A abstenção nesta primeira etapa ficou em torno de 43%, ou seja, 22 pontos acima da registrada nas eleições presidenciais deste ano, confirmando o desinteresse dos cerca de 46 milhões de eleitores nas urnas.

Depois de ter conseguido um resultado histórico para a extrema-direita nas eleições presidenciais, a líder do partido, Marine Le Pen, confirma a consolidação da FN no tabuleiro político do país e alcança seu objetivo pessoal, eliminando o líder da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon.

Para Marine, de 43 anos, o resultado é uma vitória. Havendo ou não deputados de seu partido eleitos no segundo turno (o que não acontece desde 1998), a FN obtém seu melhor resultado em três legislaturas.

"Confirmamos nossa posição de terceira força política da França", disse Marine após divulgados os resultados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.