O novo secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, pediu conselhos nesta quinta-feira para soldados em Bagdá sobre acertos na guerra e recebeu a mesma resposta diversas vezes - traga mais tropas norte-americanas.
``Senhor, acho que precisamos continuar fazendo o que estamos fazendo'', disse o soldado Jason Glenn, de Mount Grove, Missouri, durante café-da-manhã em Camp Victory.
``Realmente acho que precisamos de mais tropas aqui. Com mais presença no terreno, mais tropas podem contê-los (os insurgentes) o suficiente para que possamos treinar o Exército iraquiano'', disse Glenn.
As opiniões do soldado foram repetidas por outros, que se sentaram com Gates para falar sobre a guerra, que tanto o secretário da Defesa como o presidente George. W Bush dizem que os Estados Unidos não estão vencendo, após mais de três anos da invasão.
Gates, que está na sua primeira semana no cargo, depois de substituir Donald Rumsfeld, busca conselhos variados sobre a guerra. Ele se encontrou com comandantes norte-americanos e com o ministro da Defesa do Iraque na quarta-feira. Ele vai se reunir ainda com outras autoridades iraquianas nesta quinta-feira, incluindo com o primeiro-ministro.
Autoridades de defesa que estão viajando com o secretário disseram não saber como soldados que se encontraram com Gates foram escolhidos entre os 134 mil membros das forças no Iraque.
Gates deu poucos indícios de quais estratégias vai recomendar ao presidente depois de voltar do Iraque.
Mas ele está debatendo abertamente a possibilidade de aumento de tropas em curto prazo, para que as forças dos EUA recuperem o controle da segurança em Bagdá, onde a violência sectária e os sequestros aterrorizam a população civil diariamente.



