Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra Rússia e Ucrânia

Soldados russos usam gasoduto para atacar tropas ucranianas em Kursk

Militares ucranianos operam tanque na região de Kharkiv, em 10 de fevereiro de 2025, em meio à invasão russa em andamento. (Foto: Sergey Kozlov/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Um gasoduto foi utilizado para Forças Especiais da Rússia se infiltrarem com o intuito de atacar unidades ucranianas na região de Kursk. A informação foi confirmada pelas Forças Armadas da Ucrânia. Soldados russos caminharam cerca de 15 quilômetros (Km) dentro da rede de tubos que transporta gás natural à Europa.

A operação é uma tentativa de Moscou retomar com territórios em sua província fronteiriça que foram conquistados por Kiev, em agosto de 2024. Esse era o único ponto de negociação territorial da Ucrânia em um momento crucial da guerra.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou, neste domingo (9), que quatro assentamentos já foram resgatados. “A tampa do caldeirão está praticamente fechada”, disse Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança do país. “A ofensiva continua. Continuem!”, concluiu.

Mapas de código aberto do campo de batalha mostram que milhares de soldados ucranianos estão correndo o risco de serem cercados pelas Forças de Defesa da Rússia.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.