Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paskadron

Soldados ucranianos recebem colombas pascais por drones em meio à guerra

Um membro de uma unidade de artilharia da Brigada Khartiia da Ucrânia, em 18 de janeiro de 2025. (Foto: EFE/EPA/MARIA SENOVILLA)

Ouça este conteúdo

Em meio às dores da guerra, um gesto simbólico de inovação e solidariedade emocionou soldados ucranianos que atuam na linha de frente em Kharkiv, região fronteiriça com a Rússia. Eles receberam, neste fim de semana de Páscoa, colombas pascais entregues por drones militares.

A ação, batizada de “Paskadron”, para simbolizar a resiliência e o espírito de solidariedade entre os ucranianos, é uma iniciativa da 13ª Brigada da Guarda Nacional da Ucrânia — a Brigada Khartiia — com apoio de padarias de Kiev, Kharkiv e Dnipro.

“Acreditamos, na Khartiia, que a Páscoa deve estar em todos os lugares — até mesmo na linha de frente”, afirmou um operador de drones da Brigada Khartiia, que usa o codinome “Cap”.

Drones do modelo Vampyr, geralmente usados para lançar munições em operações táticas, foram adaptados para transportar os tradicionais bolos pascais — decorados com passas e gotas de chocolate — até as trincheiras onde estão posicionados os combatentes ucranianos. Um vídeo divulgado pela brigada mostra a entrega dos doces e a reação emocionada dos militares.

“Obrigado! Glória à Ucrânia!”, disse um dos soldados ao receber o presente.

A entrega simbólica aconteceu mesmo sob o peso da guerra. Enquanto os drones levavam esperança, a Rússia intensificava os ataques no norte da Ucrânia. Em Sumy, um bombardeio atingiu uma padaria onde um empresário local buscava colombas de Páscoa para sua família. De acordo com a agência Reuters, o homem não resistiu ao ataque.

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky classificou o ocorrido como uma afronta direta à fé e à dignidade do povo ucraniano. “Foi assim que a Rússia começou esta Sexta-feira Santa — com mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro e drones iranianos — uma zombaria com nosso povo e cidades”, declarou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.