• Carregando...
 | Reprodução/Nasa
| Foto: Reprodução/Nasa

A SpaceX conseguiu pousar com sucesso nesta sexta-feira (8) o primeiro estágio do Falcon 9 em uma plataforma no oceano Atlântico, após lançar o foguete ao espaço com a cápsula Dragon carregada com suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês).

O controle da missão na sede da companhia na Califórnia explodiu em aplausos quando as imagens ao vivo mostraram o primeiro estágio do Falcon 9, que pousava corretamente sobre a plataforma de um drone marítimo, depois de fracassarem quatro tentativas prévias de recuperar os foguetes.

Confira o vídeo do lançamento.

“O primeiro estágio do Falcon 9 acaba de pousar em nosso ‘droneship’, escreveu a SpaceX no Twitter.

A missão foi a primeira da empresa a serviço da Nasa desde junho de 2015, quando um foguete do mesmo modelo explodiu poucos minutos após partir rumo à ISS.

O primeiro estágio do foguete, que é reutilizável, já pousou em uma plataforma no oceano Atlântico, enquanto a cápsula Dragon segue para o espaço.

Acoplada sobre o Falcon 9, a cápsula partiu do Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida, às 17h43 no horário de Brasília (16h43 no horário local). Seis astronautas que vivem na ISS receberão os 3.100 quilogramas da carga, que inclui uma câmara espacial inflável que será testada como possível habitat para ser usado por seres humanos em Marte.

Outros lançamentos

Apesar de este ser o primeiro lançamento da SpaceX à ISS desde junho do último ano, o foguete Falcon 9 realizou outras decolagens nesse meio tempo. Uma deles ocorreu em dezembro, quando 11 satélites foram transportados à órbita baixa da Terra. Já a outra, que terminou em explosão por conta do acúmulo de gelo em algumas partes do foguete, aconteceu em janeiro de 2016.

Lançamento:

SpaceX Dragon Successfully Launches to Space Station

And liftoff... After a successful launch aboard a SpaceX Falcon 9 rocket, the company’s #Dragon spacecraft is beginning its two-day orbital pursuit of the International Space Station. Discover all the new science and research aboard: //go.nasa.gov/1qcPMxx

Posted by NASA - National Aeronautics and Space Administration on Friday, April 8, 2016

Pouso em plataforma no Atlântico:

Falcon 9 first stage landing on droneship

Landing from the chase plane

Posted by SpaceX on Friday, April 8, 2016

Colaborou: Mariana Balan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]