• Carregando...
A SpaceX lançou neste sábado (18) a Starship, considerada a maior e mais poderosa nave do mundo a chegar ao espaço.
A SpaceX lançou neste sábado (18) a Starship, considerada a maior e mais poderosa nave do mundo a chegar ao espaço.| Foto: Divulgação/SpaceX

A SpaceX lançou neste sábado (18) a Starship, considerada a maior e mais poderosa nave do mundo a chegar ao espaço. Em abril, um primeiro teste com a nave havia fracassado, com a explosão do módulo antes que o propulsor e a cápsula se desacoplassem. A decolagem da Starship junto com seu enorme propulsor Super Heavy, com 33 motores Raptor, ocorreu em Boca Chica, no Texas, por volta das 7h03 (horário local, 10h03 de Brasília). Menos de três minutos após a decolagem, as partes se separaram com sucesso graças a um sistema de irrigação de água adotado após a falha em abril.

Durante a missão, o propulsor usado pelo veículo espacial explodiu e a SpaceX perdeu contato com a cápsula. A empresa admitiu que isso não era programado, mas afirmou que sabia da possibilidade de um incidente. "Sabíamos que havia uma chance de o propulsor não resistir. Mas vamos pegar estes dados e descobrir como tornar o propulsor melhor", disse a apresentadora da SpaceX durante a transmissão do lançamento.

A empresa de Elon Musk concluiu este lançamento crítico cerca de sete meses após a explosão no ar do primeiro teste, cerca de quatro minutos após a decolagem, que foi causada propositalmente pela SpaceX porque o impulsionador Super Heavy e a cápsula Starship não conseguiram se separar.

O monumental foguete Starship, concebido para chegar à Lua e a Marte, e com o qual a Nasa conta para o seu programa Artemis de regresso à Lua, deverá fazer uma volta quase completa em torno da Terra, no espaço de uma hora e meia, antes de cair no Pacífico, perto do Havaí. A SpaceX havia antecipado que o desafio de hoje era a separação entre propulsor e cápsula e esclareceu que uma possível nova falha no lançamento contribuiria para reunir mais informações para fazer novos ajustes.

Se a Starship, com 121 metros de altura, conseguir atingir velocidades próximas à da orbital nesta volta, a SpaceX estará muito mais perto de realizar plenamente o seu potencial. O objetivo da missão hoje é alcançar uma órbita próxima. De acordo com a SpaceX, a Starship será um sistema de transporte reutilizável projetado para transportar tripulação e carga para a órbita da Terra, Lua, Marte e além.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]