Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Abandono infantil

Sudão investiga mortes de 77 crianças em orfanato estatal

Números altos de mortes seriam comuns na instituição, que só em setembro recebeu mais de 40 bebês prematuros

As mortes de 77 crianças no maior orfanato do Sudão provocou uma investigação, disseram autoridades nesta terça-feira, em um caso que destacou o problema dos menores abandonados no maior país da África.

"Vimos os números oficiais e eles são horríveis. Eu elogio a decisão de abrir uma investigação sobre a atual situação em Mygoma", disse o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Sudão, Nils Kastberg, referindo-se ao orfanato estatal onde ocorreram as mortes.

O administrador da instituição beneficente que opera no orfanato de Cartum defendeu sua reputação, dizendo à Reuters que salvou milhares de crianças e acrescentando que mortes eram inevitáveis, dadas as condições dos bebês quando chegavam.

"Os números eram altos... mas no mês passado nós recebemos 46 bebês prematuros. Muitos deles sofrendo de septicemia. O que posso fazer?", disse Mohamed Muhedin Elgemiabby, chefe do Ana Assudan, instituição contratada para cuidar das crianças em Mygoma.

"A maior parte das crianças é prematura. Nascem em áreas sem higiene. São encontradas em canais, em esgotos... elas precisam de incubadoras, mas é muito difícil encontrar incubadoras".

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que centenas de bebês são abandonados em Cartum todos os anos por mulheres no país de maioria muçulmana, incapazes de suportar o estigma de ter um filho fora do casamento. Metade dos bebês morre antes de obter ajuda.

O Ministério do Bem-estar Social de Cartum disse nesta terça-feira que 77 crianças morreram no orfanato só em setembro, o número mais alto registrado em quatro anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.