Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ajudará por “outros canais”

Suécia anuncia que vai parar de financiar agência da ONU para palestinos

Entrada da sede da UNRWA, a agência da ONU para refugiados palestinos, em Jerusalém (Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN)

Ouça este conteúdo

A Suécia anunciou nesta sexta-feira (20) que não financiará mais a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA, na sigla em inglês), que presta ajuda humanitária a refugiados nos territórios palestinos.

Segundo informações da agência Reuters, Estocolmo informou que agora passará a fornecer maior assistência humanitária à Faixa de Gaza por outros canais.

A mudança é uma resposta a uma lei aprovada em outubro no Knesset, o Parlamento de Israel, para proibir a partir de janeiro o funcionamento da UNRWA em território israelense, o que também restringirá o trabalho da agência em Gaza e na Cisjordânia, já que ela opera em coordenação com autoridades de Israel.

O governo do premiê Benjamin Netanyahu acusou funcionários da UNRWA de serem vinculados ao grupo terrorista Hamas e de terem participado dos atentados de 7 de outubro de 2023.

“Grandes partes das operações da UNRWA em Gaza ficarão severamente enfraquecidas ou completamente impossibilitadas”, disse o ministro de Ajuda Humanitária sueco, Benjamin Dousa, à Reuters, comentando a lei israelense.

“Para o governo sueco, o mais importante é que o apoio chegue”, acrescentou, afirmando que a mudança não representa “de forma alguma” que Estocolmo concorda com a legislação aprovada em Israel.

Depois que o governo israelense fez as acusações contra a UNRWA, vários países suspenderam em janeiro o financiamento da agência, mas a maioria depois retomou os repasses, como a Suécia fez em março.

Em um comunicado, Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA, lamentou a decisão de Estocolmo.

“A decisão do governo da Suécia de parar de financiar a UNRWA em 2025 é decepcionante e chega no pior momento para os refugiados palestinos”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.