• Carregando...
Soldado iraquiano se aproxima da torre de observação de Abu Ghraib, rebatizada de Prisão Central de Bagdá | Mohammed Ameen/Reuters
Soldado iraquiano se aproxima da torre de observação de Abu Ghraib, rebatizada de Prisão Central de Bagdá| Foto: Mohammed Ameen/Reuters

Invasão

Um ataque de terroristas contra a prisão de Abu Ghraib começou na noite de domingo e só terminou na manhã de segunda.

• Bombas

Suicidas dirigiram carros cheios de explosivos até os portões da prisão, nos arredores de Bagdá, e invadiram a prisão enquanto homens atacavam com morteiros e lança-granadas.

• Suicidas

Outros militantes tomaram posições perto da estrada principal, lutando contra os reforços enviados de Bagdá enquanto vários militantes suicidas vestindo coletes de bombas entraram na prisão a pé para ajudar a libertar os presos.

• Helicópteros

Os confrontos continuaram até ontem de manhã, quando helicópteros militares chegaram, ajudando a recuperar o controle.

• 500

Porém, àquela altura, ao menos 500 detentos já haviam fugido de Abu Ghraib, prisão que ficou famosa há uma década devido a fotografias e imagens que mostravam abusos sofridos por prisioneiros nas mãos de soldados norte-americanos.

Ao menos 500 prisioneiros, incluindo membros importantes da rede terrorista Al-Qaeda, fugiram da prisão iraquiana de Abu Ghraib após um grupo de homens realizar um ataque descomunal para libertá-los. As informações foram divulgadas ontem por autoridades iraquianas.

Houve um ataque simultâneo em outra prisão, em Al-Taji, 20 km ao norte de Bagdá, mas os guardas conseguiram evitar a fuga de detentos.

Nos ataques, nove terroristas suicidas detonaram explosivos presos em seus corpos, houve três explosões de carros-bomba – arremessados contra os portões da prisão – e cerca de cem bombas e dezenas de foguetes foram lançados na direção do presídio.

Os 38 mortos são oito recrutas da polícia, 21 detentos e os nove terroristas suicidas. Outros 39 homens ficaram feridos.

As autoridades formaram um comitê especial para contar o número de presos que estão em ambas as prisões, mas o porta-voz do Ministério da Justiça Hamed al-Musawi descartou que algum deles tenha fugido – o que parece fazer sentido em relação a Al-Taji.

Porém, o deputado Hakem al-Zamli, membro do comitê de segurança e defesa do Parlamento iraquiano, disse à imprensa que entre 500 e mil detentos fugiram de Abu Ghraib, entre eles, vários líderes da Al-Qaeda.

Segundo Al-Zamli, os autores dos ataques tiveram ajuda dos guardas de segurança das prisões para realizar os atentados e facilitar a fuga de terroristas.

"O número de detentos que escaparam chegou a 500, a maioria deles altos membros da Al-Qaeda que tinham recebido a pena de morte", disse Al-Zamli. "As forças de segurança prenderam alguns, mas o restante ainda está livre."

Um oficial de segurança disse à agência de notícias Reuters, sob condição de anonimato: "É obviamente um ataque terrorista realizado pela Al-Qaeda para libertar terroristas condenados".

As duas penitenciárias são as maiores do Iraque e nelas estão presas centenas de pessoas por crimes de terrorismo, muitos deles militantes da rede terrorista, além de criminosos comuns.

O ataque à prisão de alta segurança acontece no momento em que militantes sunitas muçulmanos voltam a ganhar força em sua insurgência contra o governo liderado pelos xiitas, no poder desde a invasão dos Estados Unidos que derrubou Saddam Hussein.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]