• Carregando...
Evento do Mês de Prevenção ao Suicídio de 2019 da Guarda Nacional de Nova Jersey, EUA
Evento do Mês de Prevenção ao Suicídio de 2019 da Guarda Nacional de Nova Jersey, EUA| Foto: Guarda Nacional Aérea dos EUA/Sargento Matt Hecht

A taxa de suicídio entre os militares ativos das forças armadas dos Estados Unidos aumentou pelo quinto ano consecutivo, de acordo com um relatório do Pentágono divulgado quinta-feira (26), quando oficiais da defesa reconheceram um aumento preocupante que eles disseram ser semelhante às tendências nacionais.

Cerca de 541 militares morreram por suicídio em 2018, incluindo 325 soldados. A taxa de suicídio no serviço ativo foi de cerca de 24,8 por 100.000 funcionários - em 2017 foi de 21,9 e em 2016, 18,7.

"Embora a taxa de suicídio entre a maioria de nossas populações militares seja comparável à de civis, isso não é reconfortante e nossos números não estão caminhando na direção certa", disse Elizabeth Van Winkle, diretora executiva de resiliência do Pentágono, nesta quinta-feira.

Os membros do serviço que morrem por suicídio continuam sendo na maioria homens, brancos e com menos de 30 anos, disse Karin Orvis, diretora do escritório de prevenção ao suicídio no Pentágono. O Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais, os serviços com as maiores taxas de suicídio, também têm a maior porcentagem de homens.

O método mais comum de suicídio nas forças armadas é com arma de fogo.

"Aparentemente, o suicídio nas forças armadas parece ser marcadamente maior que a população dos EUA", diz o relatório do Pentágono. "No entanto, a comparação direta das taxas de suicídio militar e da população militar dos EUA é enganosa. Está bem estabelecido que os homens têm um risco quase quatro vezes maior de morte por suicídio do que as mulheres".

As forças armadas treinam os comandantes sobre como lidar com a morte dentro de sua unidade, inclusive por suicídio. Van Winkle disse que percebeu o quanto eles falam sobre isso para reduzir o estigma associado à busca de ajuda.

Taxa por força

As taxas de suício entre o pessoal ativo subiram especialmente no Corpo de Fuzileiros Navais, saltando de 23,4 por 100.000 em 2017 para 31,4, e no Exército, onde aumentou de 24,3 para 29,5.

A taxa da Marinha permaneceu praticamente a mesma, subindo ligeiramente de 20,1 para 20,7, enquanto a Força Aérea caiu de 19,6 por 100.000 para 18,5.

As taxas de suicídio entre os membros da Guarda Nacional também continuaram subindo e em um ritmo mais alto do que o das tropas ativas. Cerca de 30,6 por 100.000 guardas nacionais morreram por suicídio em 2018, ante 29,8 por 100.000 em 2017 e 27,1 em 2016, informa o relatório do Pentágono.

O Pentágono se concentra nas taxas de suicídio, e não nos números brutos, para considerar o tamanho flutuante das forças armadas ao longo do tempo, disse Orvis.

Suicídio nos EUA

Na população geral dos Estados Unidos, a taxa de suicídio subiu de 12,1 por 100.000 em 2010 para 14 em 2017, de acordo com um relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental na primavera. No mesmo período, a taxa entre os homens saltou de 19,8 por 100.000 para 22,4 e a taxa entre mulheres passou de cerca de 5 por 100.000 para 6,1.

Em um comunicado divulgado quinta-feira em conjunto com o relatório, o alto oficial do Corpo de Fuzileiros Navais, general David Berger, disse que membros do serviço, líderes de unidades, famílias e profissionais de saúde mental têm um papel na prevenção do suicídio.

"Todo fuzileiro naval e marinheiro devem trabalhar juntos para se envolverem na vida um do outro", disse ele. "Assim como falamos sobre condicionamento físico, pontaria, treinamento e educação - os fuzileiros navais também devem se sentir à vontade para discutir as lutas da vida, o bem-estar mental e o suicídio. Devemos criar uma comunidade onde procurar ajuda e assistência sejam simplesmente normais, decisões importantes que os fuzileiros navais e os marinheiros tomam".

Em uma declaração conjunta, o secretário interino do Exército, Ryan D. McCarthy, e o principal oficial do exército, general James McConville, disseram que "continuarão analisando atentamente os desafios que enfrentamos com o suicídio para garantir que os recursos adequados estejam disponíveis para os que estão em risco".

"Acreditamos que a liderança engajada, o treinamento e a educação focados promoverão um ambiente favorável, impedirão comportamentos de alto risco e aumentarão a prontidão do Exército", disseram eles. "O Exército trata de pessoas e de nossa equipe, e estamos focados no fortalecimento da resiliência, no aumento de comportamentos de busca de ajuda e na redução de suicídios".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]