• Carregando...
Obama e o vice Joe Binden comemoraram a decisão da justiça. | Jonathan Ernst / Reuters
Obama e o vice Joe Binden comemoraram a decisão da justiça.| Foto: Jonathan Ernst / Reuters

A reforma promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, obteve uma grande vitória ontem, quando a Suprema Corte decidiu que os subsídios federais para ajudar no pagamento do seguro saúde são legais. Por 6 votos a 3, os juízes concluíram que os subsídios valem nos 50 estados país. A decisão garante a implementação do seguro saúde para milhões de pessoas.

“Vai, corinthians”

Um grito de “Vai, Corinthians” foi ouvido ontem durante um discurso do presidente dos EUA, Barack Obama, na Casa Branca. O grito foi ouvido durante uma recepção para celebrar o mês do orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) e seu autor não foi identificado. Obama foi interrompido diversas vezes em seu discurso pela ativista transgênero Jennicet Gutiérrez, que se identifica como imigrante ilegal. “Ouça, você está na minha casa. Isto é desrespeitoso”, respondeu o presidente. Irritado, ele pediu que Jennicet fosse retirada do recinto.

O que estava em jogo era um dos pilares do plano que amplia a cobertura de saúde para mais de dez milhões de pessoas. Desde a sua aprovação, em 2010, o projeto foi questionado nos tribunais e no Congresso. Foi a segunda vez que a Suprema Corte se manifestou a favor do plano, conhecido como Obamacare. Sem os subsídios, 6,4 milhões de pessoas sem renda suficiente para contratar um plano de saúde ficariam sem cobertura.

Sobrevivência

A decisão da Suprema Corte garante que o Obamacare irá sobreviver intacto até as eleições de 2016, avaliam especialistas. Para eles, será praticamente impossível reverter a legislação, mesmo que um republicano chegue à Casa Branca após as eleições presidenciais do ano que vem.

Com o Obamacare, os beneficiários podem contratar individualmente um seguro de saúde por meio de um site do governo, com direito à redução de impostos. Os opositores ao programa argumentam que é inconstitucional o governo americano subsidiar o seguro.

“Houve sucessos e revezes, os revezes são lembrados claramente. Mas não há nenhuma dúvida que esta lei está funcionando e mudou, e inclusive salvou em alguns casos vidas americanas”, disse Obama em discurso na Casa Branca após saber da decisão judicial.

Os republicanos criticaram a decisão. “Continuaremos lutando com unhas e dentes contra essa lei opressiva”, disse o senador pelo Texas John Cornyn.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]