Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imigração

Supremo dos EUA analisará decreto de Trump para eliminar cidadania por nascimento

Instância final do Judiciário dos EUA realizará audiência em maio sobre bloqueios contra decreto de Trump que visa acabar com o direito de cidadania por nascimento no território americano (Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER)

Ouça este conteúdo

A Suprema Corte dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (17) que vai estudar os argumentos jurídicos dos bloqueios contra as tentativas do presidente Donald Trump de acabar com o direito de obtenção da cidadania do país por nascimento em seu território.

A audiência judicial sobre o caso será realizada em 13 de maio, de acordo com um documento divulgado nesta quinta-feira.

A decisão de aceitar o caso ocorreu pouco mais de um mês depois de o governo Trump pedir à Suprema Corte que suspendesse parcialmente várias ordens judiciais que bloqueavam o decreto com o qual a Casa Branca tentou acabar com esse direito, protegido pela Constituição.

Em seu segundo dia no cargo, Trump assinou uma ordem executiva para eliminar a cidadania americana por nascimento para os filhos de imigrantes ilegais ou com vistos temporários, como os de turista.

O decreto foi contestado nos tribunais, e três juízes federais nos estados de Maryland, Washington e Massachusetts, em decisões separadas, ordenaram o bloqueio temporário do decreto em todo o país enquanto o caso está sendo resolvido.

Diante da possibilidade de esse caso levar meses ou anos para ser resolvido, o governo Trump entrou com uma petição de emergência na Suprema Corte para suspender parcialmente os bloqueios em todo o país.

O decreto de Trump contradiz a 14ª emenda da Constituição dos EUA, de 1868, que concede a cidadania do país a qualquer pessoa nascida em seu território.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.