Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Enquanto processo tramita

Supremo dos EUA permite que Trump proíba transgêneros nas Forças Armadas

Suprema Corte dos Estados Unidos permitiu que norma de Trump entre em vigor enquanto a questão segue tramitando na Justiça (Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER)

Ouça este conteúdo

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou nesta terça-feira (6) que o governo do presidente Donald Trump proíba pessoas transgênero de servirem nas Forças Armadas do país, enquanto a questão segue tramitando na Justiça.

Segundo informações do jornal USA Today, apenas as juízas progressistas da corte (Sonia Sotomayor, Elena Kagan e Ketanji Brown Jackson) votaram contra a medida – o tribunal tem nove membros.

Em março, uma juíza federal dos Estados Unidos havia suspendido por tempo indeterminado a norma do governo Trump, que recorreu. Um tribunal de apelações de Washington, capital americana, ainda analisará o assunto, mas no mês retrasado decidiu que a gestão do republicano poderia aplicar a proibição temporariamente – posição que agora a Suprema Corte ratificou.

Logo após voltar à Casa Branca, em 20 de janeiro, Trump assinou uma ordem executiva, na qual instruiu o Pentágono a implementar suas próprias políticas que alegam que pessoas transgênero são incompatíveis com o serviço militar, sob o argumento de que afetariam negativamente “a letalidade, prontidão e coesão” das Forças Armadas.

Grupos de defesa dos direitos humanos e da comunidade LGBTQIA+ criticaram a decisão da Suprema Corte.

“Ao permitir que essa proibição discriminatória entre em vigor enquanto nossa contestação judicial continua, a corte sancionou temporariamente uma política que não tem nada a ver com prontidão militar e tudo a ver com preconceito”, disseram os advogados da Lambda Legal e da Human Rights Campaign Foundation em um comunicado.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.