Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bioética

Surge o primeiro cão clonado do mundo

Sul-coreanos empregaram a mesma técnica da criação da ovelha Dolly, o primeiro mamífero a ser copiado

Paris (AFP) – Cientistas sul-coreanos da Universidade Nacional de Seul anunciaram ontem a clonagem bem-sucedida de um cachorro. Os pesquisadores utilizaram a mesma técnica que permitiu a clonagem da ovelha Dolly para criar um clone a partir de um galgo afegão de três anos. O clone, que nasceu em abril, ganhou o nome de Snuppy, informou a revista científica britânica Nature, especializada em produção científica. Snuppy, de pêlo preto, castanho e branco, é geneticamente idêntico ao pai, de acordo com testes de DNA. O cachorro entra agora no grupo dos animais clonados, formado por ovelhas, camundongos, vacas, gansos, porcos, coelhos, gatos, mulas, cavalos, ratos e até um boi selvagem indiano.

Dolly, que nasceu na Escócia, em julho de 1996, foi o primeiro mamífero a ser criado a partir de uma célula de animal adulto. A técnica, chamada de transferência somática do núcleo da célula, consiste em remover o núcleo de um embrião que contém o código genético e substituí-lo pelo núcleo da célula adulta do animal que será clonado (veja gráfico abaixo).

Desafio

Para os cientistas, os cachorros estão entre os animais mais difíceis de serem clonados, por causa da dificuldade de adquirir embriões maduros. Ao contrário de outras espécies de mamíferos, os cachorros ovulam quando seus embriões ainda são imaturos. Os embriões imaturos entram num duto especial, onde amadurecem por dois ou três dias.

A equipe de cientistas, liderada por Woo Suk Hwang, da Faculdade de Medicina Veterinária, conseguiu contornar este problema ao lavar com cuidado o duto, para colher os embriões maduros. O núcleo do embrião que deu origem a Snuppy veio da pele da orelha de um galgo afegão, enquanto a mãe de aluguel era um labrador amarelo.

A equipe acredita que a experiência significa uma esperança para os conservacionistas que querem preservar espécies raras, e para especialistas em cães que querem descobrir como os genes afetam o comportamento das várias raças de cães.

Mas a taxa de sucesso da clonagem ainda é muito baixa. Um total de 1.095 embriões foi transferido para 123 recipientes. Apenas três resultaram em gestações, e apenas duas das três gestações foram bem-sucedidas. O outro filhote – chamado de NT-2, um nome menos gracioso do que Snuppy – morreu de pneumonia 22 dias após a clonagem. No caso de Dolly, o entusiasmo com a clonagem acabou quando se constatou que a ovelha sofria de envelhecimento precoce.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.