O FDA (agência do governo americano que regula drogas e alimentos) alertou nesta sexta-feira que o uso de adesivos anticoncepcionais pode favorecer a formação de coágulos no sangue.
"As mulheres que pensam em usar este método contraceptivo devem consultar seus médicos para conhecer os riscos potenciais da exposição ao estrogênio", recomendou a FDA.
Segundo as autoridades sanitárias dos EUA, o adesivo anticoncepcional expõe as mulheres a níveis de estrogênio (hormônio feminino) 60% maiores que os contidos nas pílulas tradicionais.
A partir de agora, por exigência da FDA, os rótulos do adesivo Evra, fabricado pela Ortho McNeil, uma subsidiária da Johnson & Johnson, devem informar de forma mais clara os níveis de estrogênio contidos no produto, apesar de ainda não estar totalmente claro se a mulher que usa este adesivo durante uma semana - tempo recomendado - corre um risco maior de desenvolver coágulos.
Representantes da Ortho McNeil ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
Segundo o FDA, a Ortho McNeil está conduzindo estudos comparando o risco de formação de coágulo oferecido pelo adesivo e pelas pílulas tradicionais.



