• Carregando...
Manifestantes antigoverno gritam enquanto se preparam para atacar uma barricada policial em Bangcoc | Reuters/Damir Sagolj
Manifestantes antigoverno gritam enquanto se preparam para atacar uma barricada policial em Bangcoc| Foto: Reuters/Damir Sagolj

A primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, invocou nesta segunda-feira (25) uma lei de segurança de emergência em grandes áreas de Bangkok e nos arredores para lidar com crescentes protestos contra seu governo. Yingluck anunciou a ação depois que manifestantes ocuparam os ministérios das Finanças e Exteriores.

A Lei de Segurança Interna autoriza funcionários a fechar estradas, tomar medidas contra ameaças de segurança, impor toques de recolher e proibir o uso de aparelhos eletrônicos em áreas designadas. Manifestações pacíficas são permitidas pela lei.

"Ações de manifestantes que tomaram o Ministério das Finanças, o Ministério das Relações Exteriores...o Departamento de Relações Públicas fazem com que os funcionários públicos não possam executar seu trabalho, ameaça a estabilidade do governo", disse Yingluck em um discurso televisionado.

Cerca de mil manifestantes contrários ao governo forçaram a entrada no Ministério das Finanças e os líderes do movimento convocaram a ocupação de prédios do governo, em uma tentativa de derrubar a premier.

A invasão, liderada pelo opositor Partido Democrata, mergulha a Tailândia em sua mais profunda crise política desde que foi convulsionada há três anos pela mais sangrenta agitação política em uma geração.

As manifestações contra o governo começaram no mês passado e tiveram como estopim um projeto de lei apoiado pelo governo que concederia anistia ao irmão da premier, o ex-primeiro-ministro deposto Thaksin Shinawatra, sem que ele cumpra a pena de prisão pela qual foi condenado em 2008 por corrupção.

Os manifestantes acusam Yingluck de ser um fantoche de seu irmão, que foi deposto por um golpe militar de 2006 e condenado dois anos depois - acusações que ele nega. Thaksin vive em exílio, mas exerce enorme influência sobre o governo de sua irmã.

Centenas de outros manifestantes contra o governo se aglomeraram nesta segunda-feira em frente ao Departamento de Relações Públicas, logo após a ocupação do Ministério das Finanças.

O Departamento de Relações Públicas é uma ramificação do gabinete do primeiro-ministro e é responsável pelas publicações oficiais do governo. O departamento abriga a Rádio Tailândia, que veicula notícias e dados oficiais em inglês e tailandês.

Uma testemunha disse que cerca de 400 manifestantes se encontravam em frente ao edifício. Mais cedo, um líder dos protestos pediu a cerca de 30 mil manifestantes para ocupar edifícios do governo por toda capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]