Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Tailândia planeja medidas de saúde após morte de turistas

Cinco estrangeiros morreram misteriosamente em uma cidade em pouco mais de um mês, dizendo que eles provavelmente foram envenenados por substâncias químicas não-identificadas ou pesticidas

A Tailândia anunciou novas medidas nesta terça-feira para proteger turistas depois que cinco estrangeiros morreram misteriosamente em uma cidade em pouco mais de um mês, dizendo que eles provavelmente foram envenenados por substâncias químicas não-identificadas ou pesticidas.

Dois britânicos, uma francesa, uma norte-americana e uma neozelandesa morreram entre 11 de janeiro e 19 de fevereiro deste ano em Chiang Mai, a segunda maior cidade da Tailândia, ao sul. Três companheiros de viagem das vítimas também ficaram doentes.

As mortes atraíram atenção negativa na mídia para o país que é um dos destinos turísticos mais visitados do mundo, atraindo cerca de 14 milhões de visitantes por ano para suas praias, montanhas e sua capital, Bangcoc.

O Departamento de Controle de Doenças da Tailândia fez uma lista de medidas que seriam adotadas para prevenir contra mais doenças em Chiang Mai e em outros dos principais destinos turísticos.

Entre as medidas estão o monitoramento do uso de substâncias químicas e pesticidas em hotéis, a inspeção de mercados e vendedores de comida na rua, treinamento em saúde e segurança por autoridades locais, uma revisão dos procedimentos de investigação e a criação de um site para aconselhar turistas sobre os possíveis riscos de saúde.

Uma investigação de cinco meses liderada pelas autoridades tailandesas, em cooperação com a Organização Mundial da Saúde e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, foi em sua maior parte inconclusiva, mas não encontrou provas de motivações criminosas.

Três casos foram atribuídos à exposição a substâncias químicas, pesticidas ou gás, enquanto para duas das vítimas - um casal britânico idoso - não se sabia a causa das mortes.

O turismo é uma parte vital da economia da Tailândia, o segundo maior do Sudeste Asiático, empregando cerca de 15% da força de trabalho do país e contribuindo com cerca de 6% do PIB.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.