• Carregando...
Pessoas se escondem em abrigo durante o exercício de defesa aérea, em Taipei, Taiwan, 25 de julho de 2022.
Pessoas se escondem em abrigo durante o exercício de defesa aérea, em Taipei, Taiwan, 25 de julho de 2022.| Foto: EFE/EPA/RITCHIE B. TONGO

Taiwan fez um exercício de ataque aéreo nesta segunda-feira (25), enquanto a ilha intensifica os preparativos no caso de um ataque chinês. As sirenes soaram para evacuação de ruas e cidades ficaram fechadas no norte da ilha por 30 minutos. O evento foi chamado de Wan An, que significa "paz eterna".

Um "alerta de míssil", pedindo que as pessoas evacuassem para um local seguro imediatamente foi enviado por mensagem de texto. "É necessário fazer preparativos em caso de guerra", disse o prefeito de Taipei, a capital de Taiwan, Ko Wen-je, em discurso.

"Quando todos receberem a mensagem de texto, não entrem em pânico", disse a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, em um lembrete ao público no Facebook na manhã desta segunda-feira. "Cidadãos, por favor, evacuem de acordo com as orientações".

Tsai fez do aumento da capacidade de defesa sua principal prioridade e disse que apenas seu povo pode decidir o futuro do território.

A China afirma governar democraticamente Taiwan como seu território e nunca descartou a possibilidade de tomar a ilha à força. Taiwan rejeita a reivindicação de soberania da China e promete se defender. A invasão da Ucrânia pela Rússia renovou o debate em Taiwan sobre a melhor forma de reagir no caso de um ataque em meio à intensificação das manobras militares chinesas ao redor da ilha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]