• Carregando...
 | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Ao menos seis navios da guarda costeira de Taiwan, acompanhando dezenas de barcos de pesca, entraram nesta terça-feira (horário local) nas águas territoriais do Japão em torno das ilhas Senkaku, arquipélago do Mar da China Oriental reivindicado por Taipé, informou a Marinha japonesa.

"Dezenas de barcos pesqueiros entraram em nossas águas, acompanhados por seis navios da guarda costeira de Taiwan", disse à AFP um porta-voz da Marinha japonesa. A agência de notícias Jiji já havia informado a entrada de barcos de pesca e da guarda costeira de Taiwan no limite de 22 km em torno das ilhas Senkaku, também reivindicadas pela China.

A flotilha é formada por cerca de 50 barcos pesqueiros, escoltados por seis navios da guarda costeira, e partiu de Taiwan com o objetivo de afirmar a soberania de Taipé sobre as ilhas Senkaku, chamadas de Diaoyutai pelos taiuaneses.

Este grupo de ilhas desabitadas, situadas a 200 km a nordeste de Taiwan e a 400 km a oeste de Okinawa (sul do Japão) é a origem de grande tensão entre Japão, China e Taiwan. No momento, a guarda costeira japonesa mantém navios na região das ilhas Senkaku, e cinco barcos chineses estão no limite das águas territoriais do arquipélago.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]