• Carregando...
Forças de segurança do Afeganistão posicionadas perto de Spin Boldak, na fronteira com o Paquistão, 14 de julho. O Talibã tomou o controle de uma passagem crucial entre os dois países
Forças de segurança do Afeganistão posicionadas perto de Spin Boldak, na fronteira com o Paquistão, 14 de julho. O Talibã tomou o controle de uma passagem crucial entre os dois países| Foto: EFE/EPA/M. SADIQ

Militantes do Talibã no Afeganistão alegam ter tomado controle de um importante ponto de passagem na fronteira com o Paquistão, ao avançar pelo país enquanto as tropas americanas se retiram do Afeganistão.

Um vídeo divulgado pelos militantes nesta quarta-feira (14) mostra a bandeira do grupo no lugar da bandeira afegã na travessia, chamada Portal da Amizade, na cidade de Spin Boldak, na fronteira entre os dois países, em frente à cidade paquistanesa de Chaman. Esse é um dos principais pontos de passagem e rota de comércio entre os dois países asiáticos.

"Após duas décadas de brutalidade de americanos e de seus marionetes, este portal e o distrito de Spin Boldak foram capturados pelo Talibã", diz um militante à câmera, segundo tradução da Reuters.

Bandeira do Talibã (em branco) é hasteada no lado afegão da fronteira com o Paquistão, no Portal da Amizade, um importante ponto de passagem entre os dois países, 14 de julho
Bandeira do Talibã (em branco) é hasteada no lado afegão da fronteira com o Paquistão, no Portal da Amizade, um importante ponto de passagem entre os dois países, 14 de julho| EFE/EPA/AKHTER GULFAM

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse pelo Twitter que o distrito está "totalmente sob o controle" do grupo e que "um grande número de armas, veículos e munição" está nas mãos dos combatentes.

O ministro do Interior do Afeganistão, no entanto, diz que as forças do governo detiveram o ataque do grupo e continuam no controle da região. Já as autoridades paquistanesas relataram à Al Jazeera que o seu lado da fronteira foi fechado na travessia entre Chaman e Spin Boldak e que ninguém estava autorizado a cruzar para qualquer um dos lados. Essas autoridades locais disseram ao jornal que a presença do Talibã na fronteira com o Paquistão pode ser vista e que não há forças de segurança do governo no lado afegão.

Combatentes do Talibã chegaram à cidade de Spin Boldak, na província de Kandahar, na noite de terça-feira e atacaram vários postos de tropas afegãs, que teriam se rendido imediatamente, segundo relatos repercutidos na imprensa internacional. Na madrugada de quarta-feira, em um combate que teria deixado pelo menos quatro soldados afegãos mortos e oito militantes do Talibã feridos, o grupo militante islâmico tomou o controle da cidade e do lado afegão do trecho da fronteira entre Chaman e Spin Boldak.

Essa é a mais recente de uma série de ofensivas do Talibã para conquistar territórios desde que as tropas americanas começaram a se retirar do Afeganistão em maio. Grandes áreas do país foram conquistadas pelo grupo radical islâmico, incluindo outros postos de fronteiras com o Turcomenistão e Irã. O controle desses postos é uma fonte lucrativa de recursos para o grupo.

A tomada da passagem para o Paquistão também tem importância estratégica, já que facilita o acesso à região do Balochistão, base de vários líderes do Talibã.

Muitos combatentes são recrutados pelo Talibã nessa região paquistanesa. Um combatente do grupo disse ao Guardian que foi informado de que "dezenas de pessoas na área fronteiriça de Chaman no Paquistão estão prontas para se juntar o Talibã para combater a jihad e tomar [a capital afegã] Cabul, mas não conseguem fazer isso porque a fronteira está fechada no lado paquistanês".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]