Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleição

Tchecos elegem seu primeiro chefe de Estado democrático por voto direto

Cerca de 8,5 milhões de pessoas foram convocadas às urnas

Os cidadãos da República Tcheca elegerão entre hoje e amanhã, pela primeira vez mediante sufrágio direto, o seu terceiro chefe de Estado na história democrática do país.

Cerca de 8,5 milhões de pessoas foram convocadas às urnas, onde poderão escolher entre o ex-primeiro-ministro e social-democrata Milos Zeman e o aristocrata Karel Schwarzenberg, atual ministro das Relações Exteriores do Governo de centro-direita.

Os colégios eleitorais ficarão abertos entre 11h e 19h (horário de Brasília), nesta sexta-feira, e das 5h às 11h, amanhã. O vencedor deste segundo turno será conhecido pouco depois do encerramento da votação.

O antigo dissidente e dramaturgo Vaclav Havel ocupou a Presidência entre 1989 e 2003, depois foi sucedido por seu eterno rival político, o conservador economista e eurocético Vaclav Klaus.

O carismático Klaus, pai das reformas econômicas do país, não escondeu sua preferência por Zeman, apesar do seu ideário afastado da social-democracia.

Schwarzenberg, por sua vez, ateve-se ao legado humanista de Havel, de quem foi estreito colaborador durante seus primeiros passos à frente do Estado.

As pesquisas dão vantagem a Zeman, que ontem à noite saiu-se bem no último debate televisionado pela emissora pública "CT1" ao apresentar um discurso patriótico e uma oratória incisiva.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.