• Carregando...
Trabalhadores reforçam uma seção da cerca na fronteira EUA-México | GUILLERMO ARIAS/AFP
Trabalhadores reforçam uma seção da cerca na fronteira EUA-México| Foto: GUILLERMO ARIAS/AFP

Com democratas e republicanos presos em um ‘jogo do sério’ sobre a segurança na fronteira, há uma solução que garante a segurança da fronteira e não vai custar os contribuintes um centavo: vamos construir um muro, e fazer El Chapo pagar por isso.

Joaquín Archivaldo Guzman Loera, o infame traficante mexicano também conhecido como "El Chapo", foi condenado terça-feira (12) por um júri de Nova York em 10 acusações relacionadas aos longos anos em que comandou uma operação internacional de contrabando de drogas. El Chapo será sentenciado em junho; depois de uma história de fugas inacreditáveis, ele deverá ser encarcerado pelo resto de sua vida na ADX Florence, uma prisão de segurança máxima no Colorado que abriga criminosos perigosos que vão desde agentes da Al-qaeda até o Unabomber (terrorista americano que matou duas pessoas e era conhecido por enviar cartas-bomba). 

Ele merece cada dia de uma sentença de prisão perpétua. Em 2015, El Chapo se vangloriou em entrevista à revista Rolling Stone dizendo que "eu forneço mais heroína, metanfetamina, cocaína e maconha do que qualquer outra pessoa no mundo". Naquele ano, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, mais de 50.000 americanos morreram de overdose por opioides e outras drogas nos Estados Unidos. Em 2017, esse número saltou para mais de 70.000. 

Segundo a CNN, El Chapo afirmou em 2014 que ele havia matado entre 2.000 e 3.000 pessoas. Embora o número exato de americanos mortos por membros do cartel seja difícil de determinar, essas mortes são uma ocorrência tragicamente regular, seja de professores inocentes que visitaram o México ou membros da polícia em estados como o meu. 

O ex-líder do cartel assassino de Sinaloa fez muito dinheiro com as mortes, a dependência e miséria que ele traficava, chegando a ordem de US$ 14 bilhões em receitas ilícitas considerando todas as operações do cartel. Estes bens de origem criminosa, que foram perdidos para o governo federal, devem ser usados para parar futuros criminosos como El Chapo, e para proteger os americanos dos cartéis e gangues como o MS-13 que continuam a exportar drogas para todo o mundo. 

Leia também: Trump vai declarar emergência nacional para construir muro na fronteira com o México

É por isso que reintroduzi a Lei para Garantir a Cobrança Legal de Ativos Ocultos para Fornecer Ordem (EL CHAPO, na sigla em inglês) no Senado. Ela instruiria o nosso governo a usar fortuna da droga de El Chapo – e as fortunas de outros barões da droga – para proteger a fronteira EUA-México e investir em um muro na fronteira, tecnologia, recursos humanos e infraestrutura que são extremamente necessários para que a segurança na fronteira seja abrangente. 

O confisco de bens criminais pode ocorrer após uma condenação em várias circunstâncias; Quando um criminoso usa um prédio, carro ou fundo secreto para realizar atividades ilegais, o governo pode retirá-lo. Neste caso, a diferença é o tamanho da operação de El Chapo. Não importa a fração de capital de El Chapo que o governo federal consiga confiscar, ela em breve será colocada nas contas da segurança de fronteira do nosso país sem afetar os fundos que atualmente vão para as vítimas ou para a segurança. 

O Partido Democrata deveria abraçar essa solução. Em 2013, a grande maioria dos democratas do Senado votou pela construção de 563 quilômetros de cercas adicionais nas fronteiras. Mas no período que antecedeu a última paralisação do governo, o líder da minoria do Senado, Charles Schumer, democrata de Nova York, e a então líder da minoria na Câmara, Nancy Pelosi, insistiram que o pedido do presidente Donald Trump para a construção de 380 quilômetros era inaceitável porque viola a promessa de campanha do presidente de que o México pagasse por isso. 

Leia também: O que são as ‘Maras’, gangues que transformaram El Salvador na capital da violência e aterrorizam os EUA

"O povo americano ainda está pagando o preço", afirmou Pelosi em dezembro. "O México não está pagando por esse muro." Da mesma forma, Schumer disse: "O presidente prometeu repetidamente que o México pagaria por seu desnecessário e ineficaz muro de fronteira". Tenho certeza de que os americanos são gratos por Pelosi e Schumer encontrarem uma causa pela qual não gastarão impostos. 

Mas a Lei EL CHAPO evitaria esses problemas de financiamento. Todos deveria apoiar que o dinheiro seja tomado dos assassinos, traficantes de drogas e traficantes de seres humanos como El Chapo e usá-lo para prevenir assassinatos, tráfico de drogas e tráfico de seres humanos - tudo sem custar um centavo aos contribuintes norte-americanos, nem acrescentar nada ao orçamento federal. Isso é o que a Lei EL CHAPO faria. 

As pessoas nos Estados Unidos estão desesperadas por um sinal de que Washington está pronta e disposta a protegê-las de criminosos perigosos e fronteiras porosas. E os contribuintes de todos os níveis políticos apreciam as ocasiões cada vez mais raras em que o Congresso é fiscalmente responsável. A Lei EL CHAPO satisfaz todas essas preocupações razoáveis. 

O Congresso tem dois deveres claros com o povo americano: proteger a fronteira e economizar dinheiro. Então vamos construir um muro e fazer El Chapo pagar por isso.

*Ted Cruz é senador dos Estados Unidos, representando o estado do Texas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]