Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Tempestade de inverno nos EUA já cancela mais de mil voos e deve afetar 40 estados

eua tempestade
Funcionários e equipamentos de remoção de neve e gelo no aeroporto internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta. Cidade se prepara para a chegada de uma forte tempestade de inverno, nesta sexta-feira (23). (Foto: ERIK S. LESSER/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

A chegada de uma forte tempestade de inverno nos Estados Unidos já está provocando o cancelamento de mais de mil voos no país e deve atingir ao menos 40 estados ao longo do fim deste final de semana, afetando cerca de 200 milhões de pessoas com neve intensa, chuva congelante, gelo e temperaturas extremamente baixas.

De acordo com dados do serviço de monitoramento FlightAware, mais de 1.300 voos programados até este sábado (24) já haviam sido cancelados. Houve também milhares de atrasos registrados nesta sexta-feira (23). A Delta Air Lines cancelou voos em cinco estados - Texas, Oklahoma, Arkansas, Louisiana e Tennessee - e emitiu alertas de viagem para dezenas de aeroportos no Sul e no Nordeste dos EUA. A United Airlines e a American Airlines também divulgaram avisos, flexibilizando remarcações e isentando taxas para passageiros impactados.

Segundo informações divulgadas pela AccuWeather, a tempestade pode se tornar uma das mais abrangentes dos últimos anos, com potencial para provocar até 6 mil cancelamentos de voos até a próxima segunda-feira (26), inclusive fora da área que deve ser diretamente atingida pela tempestade, devido a efeitos em cascata na malha aérea nacional.

Autoridades estaduais e municipais já decretaram estado de emergência em estados como Carolina do Norte e Carolina do Sul. De acordo com órgãos de transporte locais, equipes foram mobilizadas para espalhar sal nas estradas - medida preventiva usada para reduzir a formação de gelo e melhorar a aderência dos veículos ao asfalto - e preparar respostas a possíveis quedas de energia e condições extremas de tráfego.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.