• Carregando...

Uma tempestade tropical chamada de Erin se formou no golfo do México, ameaçando instalações de gás e petróleo na costa sul do Texas, informou na quarta-feira o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

De acordo com os especialistas, a tempestade deve chegar na manhã de quinta-feira à costa texana.

Outra tempestade, chamada Dean, está sob o Atlântico e deve se tornar um furacão dentro de um ou dois dias, cruzando as Pequenas Antilhas na sexta-feira e intensificando-se até aproximar da categoria 3 nos próximos cinco dias, ao atravessar o Caribe, segundo meteorologistas.

O setor energético acompanha ambas as tempestades por causa da possibilidade de prejuízos à extração e refino de gás e petróleo no golfo do México. Já os investidores em matérias-primas estão interessados nos efeitos sobre as plantações da Flórida e da costa do Golfo.

O centro do Erin está cerca de 340 quilômetros a leste de Brownsville, no Texas, segundo nota do Centro de Furacões às 15h (hora de Brasília). A tempestade avança na direção oeste-noroeste a quase 20 quilômetros por hora, com ventos regulares de até 65 quilômetros por hora.

Já o Dean estava, às 12h (hora de Brasília), quase 1.700 quilômetros a leste das Pequenas Antilhas (a cadeia insular que vai das ilhas Virgens até Trinidad e Tobago). Essa tempestade avança para oeste a cerca de 32 quilômetros por hora, com ventos regulares de até quase cem quilômetros por hora.

O Centro de Furacões prevê que o Dean virará um furacão da categoria 1 nas próximas 36 horas, para então subir à categoria 2 em cerca de três dias e se aproximar da categoria 3, com ventos superiores a 150 quilômetros por hora, em cerca de cinco dias.

A maioria das previsões indica que a tempestade vai cruzar as Antilhas na sexta-feira e rumar para o golfo do México, através do Caribe, na semana que vem. Mas também é possível que a tempestade se aproxime da costa centro-americana, perto da fronteira Nicarágua-Honduras, em cerca de cinco dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]