• Carregando...
Funcionário de manutenção caminha na rua 33 com a 1ª, em frente ao Langone Medical Center, da NYU | Michael Heiman/Getty Images/AFP
Funcionário de manutenção caminha na rua 33 com a 1ª, em frente ao Langone Medical Center, da NYU| Foto: Michael Heiman/Getty Images/AFP

Barragem rompe no norte de Nova Jersey e alaga três cidades

Reuters

Uma barragem rompeu no norte de Nova Jersey nesta terça-feira (30) e alegou as cidades de Moonachie, Little Ferry e Carlstadt com 1,2 a 1,5 metro de água em consequência da passagem da tempestade Sandy, disseram autoridades.

"Estamos em modo de resgate", disse Jeanne Baratta, chefe do executivo do condado de Bergen. Não houve relatos de mortos ou feridos, segundo ela.

Baratta disse que as três cidades ficaram "devastadas" pelo alagamento.

  • Inundação causada pela tempestade Sandy invade uma estação de metrô de Nova Jersey
  • Centro financeiro da maior cidade dos EUA também ficou inundado
  • Bombeiros prestam atendimento em um prédio cuja parede sofreu um colapso por causa da tempestade, em Nova York
  • Tempestade causada pelo furacão em Southampton, Nova York
  • Carro passa por área alagada em Southampton, Nova York
  • Ondas causadas pela força do furacão Sandy atingem a costa em Milford, Connecticut
  • Veículo atravessa área alagada em Southampton, Nova York: expectativa pela chegada do furacão Sandy
  • Bombeiros apagam incêndio em casa em Freeport, Nova York: estragos causados pelas tempestades do Sandy
  • Homem tira fotos das ondas gigantes em Milford, Connecticut
  • Mulher agarra-se ao guarda-chuva no Parque Georgetown Waterfront, em Washington
  • Casa inundada em Southampton, Nova York
  • Parte de um guindaste gigantes se rompeu em decorrência dos ventos fortes do furacão Sandy em Manhattan
  • Homem corre enquanto um carro de polícia interdita rua em Nova York
  • Árvore de Natal é derrubada pelos ventos do furacão Sandy em Ocean City, Maryland
  • Homem observa o mar agitado por causa do furacão Sandy em Montauk, Nova York

A tempestade Sandy desacelerou ou desligou várias usinas nucleares nos Estados Unidos, enquanto a mais antiga instalação da nação declarou um raro "alerta" depois que o recorde de subida do nível de água pela tempestade provocou enchentes altas o suficiente para colocar em risco um sistema de refrigeração importante.

A usina New Jersey Oyster Creek da Exelon Corp, de 43 anos, permanece em estado de "alerta", disse a Comissão Regulatória Nuclear dos EUA (NRC) nesta terça-feira. É apenas a terceira vez este ano que o segundo nível mais baixo de quatro níveis de ação de emergência foi acionado.

O alerta veio depois que os níveis de água na usina subiram mais de 6,5 pés (2 metros) acima do normal, afetando potencialmente a "estrutura de consumo de água" que bombeia água resfriada na usina, informou um porta-voz da NRC.

Essas bombas não são essenciais desde que o reator foi desligado para um reabastecimento planejado desde 22 de outubro. No entanto, um novo aumento para 7 pés poderia submergir o motor da bomba de água que é usado para esfriar a água no tanque de combustível irradiado, potencialmente forçando-o a usar o abastecimento de água de emergência do sistema de extinção de incêndio interno para impedir um sobreaquecimento.

Na terça-feira, um porta-voz da NRC disse que os níveis atingiram um pico de 7,4 pés - aparentemente acima do limite. Às 6h10 (horário local), o nível da água estava em 6,5 pés, com a próxima maré alta prevista para 11h45. Ele informou que a empresa tinha movido uma bomba portátil para a estrutura de consumo de água como medida de precaução, mas ainda não precisou usá-la.

A Exelon afirmou em comunicado que não havia risco aos equipamentos e nenhuma ameaça à saúde pública ou segurança.

"Neste momento, não há nenhuma ameaça iminente de vazamentos. Não há ações de proteção ao redor da planta", disse o Administrador da Agência Federal de Gerenciamento de Emergência Craig Fugate ao programa Today Show.

"Algumas dessas exigências de prestar informações se devem à gravidade das tempestades. Eles terem de fazer essas notificações com base nas condições não significa que estão em uma ameaça iminente na usina", disse Fugate.

O incidente em Oyster Creek, que está a cerca de 95 quilômetros a leste da Filadélfia na costa de Nova Jersey, aconteceu quando a Sandy atingiu terra como a maior tempestade do Atlântico de todos os tempos, trazendo ventos de até 129 quilômetros por hora e aumento no nível de água de 13 pés no maior teste para a preparação de emergência da indústria desde o desastre de Fukushima no Japão, há um ano e meio.

Apesar do alerta - que é um evento grave, mas não catastrófico, que sinaliza uma "potencial degradação substancial do nível de segurança" - a indústria nuclear dos EUA era amplamente considerada como tendo passado no teste. Cerca de uma dúzia de alertas foram emitidos nos últimos quatro anos, segundo a NRC.

Na manhã desta terça-feira, a NRC disse que a Indian Point 3 da Entergy Corp automaticamente foi desligada por volta das 10h41 (horário local) da noite de segunda-feira devido a oscilações na rede elétrica, causadas pela tempestade. A Salem Unit 1 da Public Service Enterprise Group Inc foi desligada manualmente às 1h10, devido a uma perda de "circuladores de condensador" por causa da tempestade e detritos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]