Debby, a quarta tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico em 2006, ganhou força durante a noite, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos nesta quarta-feira.
Em seu último alerta, o centro baseado em Miami disse que a Debby tem ventos de 75 quilômetros por hora e está a cerca de 625 quilômetros das ilhas de Cabo Verde.
A tempestade move-se em direção noroeste a quase 26 quilômetros por hora e, segundo previsões, deve ganhar um pouco mais de força durante as próximas 24 horas.
A Debby, inicialmente uma depressão tropical, ganhou força e tornou-se uma tempestade tropical na noite de terça-feira, quando seus ventos chegaram a 63 quilômetros por hora.
O centro de furacões de Miami disse anteriormente que os ventos máximos poderiam alcançar 119 quilômetros por hora, chegando ao status de um furacão, dentro de quatro dias.
A rota mais provável, em longo prazo, passa pelo oceano Atlântico, durante os próximos cinco dias, em direção a Bermuda, o território britânico a 900 quilômetros da costa da Carolina do Norte.
Com essa trajetória, a Debby não ameaçará a costa do Golfo, produtora de petróleo, onde a temporada de furacões de 2005, que bateu recordes, causou uma devastação. A tempestade também não deve alcançar os Estados do sudeste dos EUA.
A temporada de furacões deste ano tem sido calma, registrando apenas três tempestades tropicais -- Alberto, Beryl e Chris. A temporada atlântica de furacões oficialmente acontece de 1o. de junho a 30 de novembro.
O ano passado teve 28 tempestades tropicais e furacões. O pior deles, o Katrina, devastou Nova Orleans e matou mais de 1.300 pessoas ao longo da costa do Golfo.
Meteorologistas americanos advertiram que a temporada pode se tornar mais movimentada em breve. O período que vai de meados de agosto até o fim de outubro é normalmente o mais agitado.
Guerra do álcool: tamanho do novo imposto opõe fábricas de cerveja e cachaça
70 mil trabalhadores e bilhões de dólares: rio da China é construção mais cara do mundo
Frases da Semana: “A população não está preparada para votar naquilo que é bom, bonito e agradável”
ONU afirma que sua base no sul do Líbano foi invadida por Israel
Deixe sua opinião