
Equipes de resgate vasculharam ruas inundadas na costa francesa, ontem, procurando prestar auxílio às pessoas presas em suas casas devido à tempestade Xynthia, que já matou ao menos 62 pessoas em toda a Europa. A França é o país mais atingido.
A tempestade causou a formação de furacões na França no domingo, inundando portos, destruindo casas e deixando ao menos 1 milhão de consumidores sem energia elétrica.
Xynthia também atingiu a Bélgica, Portugal, Espanha e partes da Alemanha, prejudicando os transportes em todo o continente.
Na França, 51 pessoas morreram muitas delas na cidade de LAiguillon-sur-Mer. Inundações também deixaram as ruas do famoso resort de LIle de Re debaixo dágua.
O porta-voz dos serviços de emergência da França, Patrick Vailli, informou que nove pessoas estão desaparecidas e várias outras feridas.
Dezenas de regiões foram atingidas por enchentes, e centenas de casas foram destruídas ou danificadas.
Na cidade de Faute sur Mer, sudoeste do país, bombeiros usaram barcos para retirar moradores ilhados.
Outros países
A tempestade também deixou seis mortos na Alemanha incluindo um garoto de 2 anos que se afogou depois de ser arrastado pela correnteza de um rio. Três pessoas morreram na Espanha. A Bélgica e Portugal registraram uma morte cada.
Na ilha dos Açores, em Portugal, um deslizamento de terra fez com que um ônibus escolar caísse de um penhasco, matando o motorista e deixando uma menina desaparecida.



