O terceiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com alimentos não perecíveis pousou no início da noite deste domingo (19) em Pisco, cidade arrasada pelo terremoto que matou pelo menos 500 pessoas ao sul do Peru.
Dois aviões da FAB já haviam desembarcado toneladas de alimentos em Pisco no sábado (18).
"O Brasil está dando uma ajuda importante nessa tragédia enorme que ocorreu em um país irmão, como é o caso do Peru", disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, minutos antes do embarque para Lima neste domingo.
No encontro com o presidente do Peru, Alan García, nesta segunda-feira (20), o ministro transmitirá pessoalmente mensagem de solidariedade do governo brasileiro pela tragédia.
Toneladas de alimentos
No total, o governo brasileiro enviou 46 toneladas de alimentos, que, segundo o Ministério das Relações Exteriores, são suficientes para alimentar dez mil pessoas durante 15 dias. Segundo o Itamaraty, esta é a maior doação internacional de alimentos já feita pelo governo brasileiro.
Onze legistas do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, sendo dois peritos em DNA, foram enviados à região da tragédia. "Eles vão ajudar na tarefa ingrata de identificar os corpos", disse o ministro.
A viagem do ministro Celso Amorim já estava marcada, mas, por causa da tragédia, serão discutidas com o governo peruano outras medidas que podem ser adotadas pelo governo brasileiro para auxiliar o país vizinho.
Um quarto avião da FAB levará ao Peru, na terça-feira (21), medicamentos e purificadores de água para atender 36 mil pessoas durante um mês. Os medicamentos doados pelo governo brasileiro somam 14 toneladas.



