• Carregando...

Um terremoto de 7,6 graus de magnitude na escala Richter foi registrado nesta sexta-feira (31) nas Filipinas, enquanto as autoridades ainda não informaram o número de vítimas e danos materiais causados, embora o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico tenha emitido um aviso de uma possível onda gigante.

Em princípio, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o movimento telúrico do terremoto foi de 7,9 graus de magnitude, mas, meia hora depois, essa informação acabou sendo revisada para 7,6 graus.

O tremor foi localizado a 34 quilômetros de profundidade e a 16 quilômetros ao sudeste da cidade de Guiuan e a 175 quilômetros ao nordeste da cidade de Surigao, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Além das Filipinas, o Centro estendeu o alerta para Taiwan, Japão, Guam, Papua Nova Guiné e Indonésia. Posteriormente, o alerta acabou sendo estendido para Taiwan, Papua Nova Guiné, Guam e Japão, embora a manteve para as Filipinas e Indonésia.

O diretor do observatório sismológico das Filipinas, Renato Solidum, indicou que o terremoto foi de 7,7 graus de magnitude e que havia uma recomendação à população das aldeias litorâneas das províncias de Surigao do Norte, Samar do Leste, Leyte e Bicol para deixarem a área e buscar refúgios em zonas altas

Por sua parte, o governador de Leyte do Sul, Damian Mercado, disse à rádio local que emitiu uma ordem de desocupação para todas as famílias residentes no litoral da província.

O território filipino encontra-se sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que registra aproximadamente 7 mil tremores ao ano, a maioria moderados.

Terremotos de magnitude superior a 5 graus na escala Richter são registrados de maneira esporádica no sul de Mindanao, Batanes e na região oriental de Bicol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]