• Carregando...

Um forte terremoto, de 7,3 graus na escala Richter, sacudiu partes de Papua Nova Guiné nesta sexta-feira, mas não há informações sobre danos e a formação de uma tsunami é improvável, disseram autoridades.

O epicentro do tremor, que ocorreu às 4h35m (horário de Brasília), foi perto da costa leste da Nova Bretanha, a cerca de 130 quilõmetros leste-sudeste de Rabaul, informou o observatório de Hong Kong.

- Nenhum dano foi registrado neste momento junto ao U.S. Geological Survey - afirmou um porta-voz do instituto americano.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico Norte-Americano disse que não havia ameaça de um tsunami em uma região ampla do Pacífico.

"Não existe risco de um tsunami destrutivo no Pacífico, baseando-se em dados históricos de terremotos e de tsunamis", disse o centro em seu site, www.prh.noaa.gov/ptwc/bulletins.htm.

Mas advertiu que terremotos desta magnitude às vezes causam tsunamis locais, que podem ser destrutivos ao longo da costa que fica em um raio de cem quilômetros do epicentro do tremor.

"As autoridades na região do epicentro devem estar atentas a essa possibilidade e devem tomar as ações apropriadas", afirmou.

Papua Nova Guiné fica a leste da Indonésia, que foi duramente castigada pelo terremoto de magnitude 9,15 graus em 26 de dezembro e a tsunami que se seguiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]