
Ouça este conteúdo
Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu nesta quinta-feira (20) a região de Ayacucho, no sul do Peru, e foi sentido em diferentes partes do país, incluindo a capital, Lima. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu às 13h no horário local, com profundidade de 99 quilômetros.
O epicentro foi localizado nas proximidades da cidade de Coracora, na província de Parinacochas. O Instituto Geofísico do Peru (IGP), responsável pelos registros sísmicos oficiais no país, calculou a magnitude do terremoto em 7,2, com profundidade de 108 quilômetros e epicentro a 35 quilômetros ao norte de Coracora. A diferença entre os números divulgados pelo instituto peruano e pelo USGS ocorre porque as duas instituições utilizam redes de monitoramento e métodos próprios para calcular os parâmetros de um terremoto.
Veja o vídeo do momento em que os tremores foram sentidos:
O Centro de Operações de Emergência Nacional do Peru (COEN) informou que o tremor foi percebido com forte intensidade em vários distritos da província de Parinacochas, em Ayacucho.
O chefe do IGP, Hernando Tavera, disse a uma emissora local que a profundidade do terremoto contribuiu para que ele fosse percebido em uma área extensa. Nas cidades de Arequipa, Abancay e Lima, moradores chegaram a deixar suas residências e ir para as ruas durante o tremor.
O terremoto deixou ao menos dois feridos leves em Coracora, segundo um balanço preliminar divulgado pelo Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru (Indeci). As duas pessoas sofreram quedas durante uma evacuação e estão em observação. O Indeci também confirmou danos materiais em diferentes pontos do país. No distrito de Pullo, na província de Parinacochas, 12 residências e um posto de saúde foram afetados pelos tremores. Na cidade de Puquio, oito casas apresentaram rachaduras. Três unidades de saúde em Ayacucho e um centro médico em Pichari também tiveram danos, enquanto o Hospital Regional de Cusco registrou problemas em sua estrutura física.
Brigadas e equipes de emergência seguem percorrendo as áreas afetadas para avaliar a extensão dos danos e identificar novas ocorrências.
O prefeito da província de Parinacochas, Tony Reyes Anampa, pediu apoio aos governos regional e nacional e alertou para a vulnerabilidade das construções existentes ao norte da cidade de Coracora. Segundo ele, muitas residências da região são feitas de blocos de terra e possuem coberturas de chapa metálica, materiais que podem sofrer danos durante abalos sísmicos.
Brigadas e equipes de emergência foram deslocadas para as áreas ao norte de Coracora para avaliar a situação. Conforme os primeiros relatos das autoridades locais, não haviam sido identificados danos materiais de maior gravidade, embora as inspeções ainda estivessem em andamento.
A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru informou que o terremoto não provocou alerta de tsunami para o litoral do país. O USGS classificou inicialmente o alerta relacionado a possíveis perdas humanas e econômicas como verde, o nível mais baixo de sua escala de impacto. O órgão também estimou pouca ou nenhuma área exposta a risco de deslizamentos ou liquefação relacionados ao terremoto.







