Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tremor

Terremoto de magnitude 7,6 atinge Costa Rica; alerta de tsunami é suspenso

O tremor aconteceu na costa oeste do país, que é banhada pelo Oceano Pacífico. Alertas de tsunami para a região costeira do continente sul-americano e o Caribe foram suspensos

Prédio da Suprema Corte da Costa Rica foi evacuado por conta do terremoto desta quarta-feira (5) | Reuters/Juan Carlos Ulate
Prédio da Suprema Corte da Costa Rica foi evacuado por conta do terremoto desta quarta-feira (5) (Foto: Reuters/Juan Carlos Ulate)

Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu nesta quarta-feira (5) a Costa Rica, sacudindo prédios e cortando o fornecimento de energia em algumas áreas da capital San José.

O epicentro do tremor foi na costa oeste do país, a cerca de 140 quilômetros da capital, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Moradores de San José afirmaram que os telefones ficaram mudos e postes de eletricidade balançaram nas ruas. Duas pessoas morreram, uma delas em consequência de um ataque cardíaco, informou a Cruz Vermelha.

O porta-voz da organização na Costa Rica, Freddy Roman, disse que não tinha detalhes sobre a morte da outra pessoa. Segundo a mídia local, seria um homem atingido por detritos.

"Foi terrível. Eu estava no terceiro andar. Nunca senti nada assim", disse Stephanie González, um estudante de mestrado de 25 anos que vive na capital.

A presidente do país, Laura Chinchilla, descartou a ocorrência de danos estruturais graves.

"As pessoas estão muito assustadas e ficando em casa", disse Eliecer González, diretor comercial de um jornal local na região de Guancaste, na costa do Pacífico. "Estamos bastante isolados e não temos energia."

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico cancelou todos os seus alertas de tsunami para a região. A Marinha chilena também havia emitido alerta semelhante, mas o cancelou posteriormente.

Esse foi o maior terremoto a atingir a Costa Rica desde 1991, quando um tremor de magnitude 7,1 deixou 47 pessoas mortas. Mais recentemente, 40 pessoas morreram em consequência de um terremoto de magnitude 6,1, em 2009.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.