Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TRagédia

Terremoto mata mais de 100 e deixa milhares de feridos na China

Tremor de magnitude 6,5 na escala Richter ocorreu na região montanhosa de Sichuan, no Sudoeste do país

Pessoas fora de prédios depois do tremor de terra que atingiu parte da China nesta terça-feira | STR/AFP
Pessoas fora de prédios depois do tremor de terra que atingiu parte da China nesta terça-feira (Foto: STR/AFP)

O terremoto de magnitude 6,5 registrado na província central chinesa de Sichuan nesta terça-feira (8) pode ter deixado pelo menos 100 mortos e milhares de feridos, informou a Comissão Nacional para a Redução de Desastres da China. De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi sentido nas províncias de Sichuan e Gansu.

Segundo o USGS, o terremoto foi registrado a 9 quilômetros de profundidade, em uma área frequentemente atingida por terremotos. 

Já o Centro de Terremotos da China disse que o terremoto teve magnitude 7,0 e aconteceu a uma profundidade de 20 quilômetros. A área afetada está na beira do Planalto do Tibete, no norte da província de Sichuan, local habitado por muitos vilarejos tibetanos e minorias étnicas.

Houve pelo menos cinco mortes e danos a edifícios em uma região turística próxima ao local. 

O tremor atingiu cerca de 200 quilômetros quadrados de extensão na prefeitura de Ngawa, na região de Sichuan. 

Segundo a Comissão Nacional para a Redução de Desastres da Chinam mais de 130 mil imóveis podem ter sido afetados pela ocorrência.

Tragédia em 2008

O epicentro do terremoto de hoje foi a cerca de 39 quilômetros do condado de Jiuzhaigou, que tem uma população de cerca de 80 mil pessoas. Terremotos são comuns no oeste da China, mas a baixa densidade populacional na região faz com que o número de mortes seja baixo. O terremoto que deixou mais vítimas neste século foi um tremor de magnitude 7,9, com profundidade de 19 quilômetros, que atingiu a província de Sichuan em maio de 2008, deixando quase 90 mil mortos. 

As informações são do jornal O Globo e Folhapress.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.