Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia

Terremoto seguido de pequeno tsunami atinge a Indonésia

Tremor de 8,4 na escala Richter deixa pelo menos 10 mortos e dezenas de feridos

"Sem Reservas", longa de temática culinária, é a refilmagem de “Simplesmente Martha”, filme alemão de 2001 | Divulgação/Site oficial
"Sem Reservas", longa de temática culinária, é a refilmagem de “Simplesmente Martha”, filme alemão de 2001 (Foto: Divulgação/Site oficial)

Jacarta – Um terremoto de 8,4 graus na escala Richter deixou ontem pelo menos 10 mortos e dezenas de feridos na Indonésia. Após o tremor, um pequeno tsunami atingiu a ilha de Sumatra – um dos locais mais atingidos pela tragédia de 2004 – e diversos países banhados pelo Oceano Índico colocaram em alerta suas regiões costeiras.

O terremoto foi sentido em pelo menos 10 países – entre eles Malásia, Cingapura e Tailândia. A eletricidade e as linhas de telefone foram cortadas na maior parte da Indonésia. Segundo as autoridades do país, o número de vítimas poderia aumentar conforme fosse restabelecida a comunicação com regiões remotas do país.

Duas pessoas foram mortas quando a loja de carros em que estavam desabou e uma terceira morreu num incêndio no quarto andar de um edifício. As outras sete vítimas morreram nas proximidades de Bengkulu, cidade a 400 quilômetros de Jacarta e 160 quilômetros do epicentro do terremoto.

De acordo com o médico Amin Kurnia, pelo menos 194 pessoas ficaram feridas. No hospital em que ele trabalhava ontem, em Bengkulu, os feridos tiveram de ser atendidos do lado de fora porque as paredes do edifício estavam rachadas. "Todos correram para fora de suas casas desnorteados", descreveu Wati Said, morador dessa localidade.

O tremor submarino ocorreu às 18 horas locais (8h em Brasília), a uma profundidade de 30 quilômetros, de acordo com o Instituto Geológico dos EUA. O pânico tomou conta das ruas de Jacarta quando os edifícios começaram a tremer, e o estrago só não foi maior porque o epicentro do tremor estava a 600 quilômetros da capital indonésia.

O Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico emitiu um comunicado no qual dizia que "terremotos dessa intensidade têm potencial para causar um tsunami destrutivo, que poderia afetar países em todo o Oceano Índico". No Quênia e na Tanzânia as populações das áreas costeiras lotaram dezenas de ônibus para escapar para regiões mais altas. Alertas sobre a possibilidade de uma onda gigante também foram emitidos na Índia, Sri Lanka (Ceilão), Tailândia e Austrália, além da Indonésia.

Segundo o porta-voz da presidência indonésia, Andi Mallarangeng, o sistema de resgate de emergência foi mobilizado e o presidente do país, Susilo Bambang Yudhoyono, ordenou ao Exército que ajudasse nos esforços de amparo às vítimas do tremor. Ontem à tarde, equipes ainda vasculhavam os escombros de alguns edifícios a procura de corpos.

Em dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus na escala Richter – o mais potente em quatro décadas – abalou a crosta marítima perto da ilha de Sumatra, agitando milhões de toneladas de água e criando ondas de até 10 metros de altura, que se disseminaram por todo o Oceano Índico a uma grande velocidade. O tsunami deixou mais de 200 mil mortos em 12 países (8 da Ásia e 4 da África), numa das piores tragédias naturais da história. A Indonésia foi a nação mais afetada, com 130 mil mortos e 37 mil desaparecidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.