Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia

Terremotos atingem várias partes do mundo

Pelo menos 22 pessoas morreram no Afeganistão; tremores também foram sentidos no Chile e no Líbano

Afegãos lamentam morte de duas crianças, vítimas dos tremores de terra | Rafiq Shirzad/Reuters
Afegãos lamentam morte de duas crianças, vítimas dos tremores de terra (Foto: Rafiq Shirzad/Reuters)

Cabul - Da Ásia à América do Sul, fortes terremotos atingiram diferentes partes do mundo ontem, provocando a morte de pelo menos 22 pessoas, todas elas no Afeganistão. Também houve abalos sísmicos de intensidade considerável no Chile e no Líbano.

O leste afegão foi atingido por dois tremores de terra. Além das 22 pessoas mortas, 30 ficaram feridas e pelo menos 200 casas desabaram ou foram danificadas,.

Os tremores atingiram o distrito de Khogyani, na província de Nangarhar, próxima à fronteira do Paquistão. "Quatro aldeias foram seriamente danificadas pelos terremotos. Mais de 200 casas foram destruídas", disse o chefe distrital de Khogyani, Haji Said Rahman.

O norte do Afeganistão e o Paquistão são frequentemente atingidos por terremotos, especialmente em torno do Hindu Kush – faixa próxima à colisão das placas tectônicas eurasiática e indiana.

Também ontem, um terremoto moderado de magnitude 5,6 graus atingiu a província indonésia de Molucas, mas não há relatos de danos ou feridos, segundo a Agência Meteorológica e Geofísica do país.

O epicentro do abalo sísmico registrou-se a cerca de 80 quilômetros do porto de Iquique, cidade costeira situada a aproximadamente 1.500 quilômetros de Santiago, a capital chilena.

América do Sul

No fim da noite de quinta-feira um forte terremoto sacudiu a costa do Chile, mas também não há informações sobre danos nem vítimas. De acordo com os sismógrafos do Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, um tremor de 6 graus na escala Richter atingiu o norte do Chile pouco depois das 22 h locais de ontem (23 h em Brasília).

No Líbano, um tremor de 4,3 graus na escala Richter causou pânico entre os moradores do sul do país, mas não provocou vítimas nem danos, informaram autoridades locais. O epicentro foi localizado a apenas 17 quilômetros da cidade portuária de Tiro, mas chegou a ser sentido na capital, Beirute, e em partes do Monte Líbano.

Na semana passada, um terremoto de 6,3 graus na escala Richter provocou a morte de 294 pessoas no Abruzzo, região central da Itália.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.