
Um tremor de 7,6 graus de magnitude que atingiu ontem (anteontem, no horário local) a ilha indonésia de Sumatra, no sudeste asiático, deixou ao menos 75 mortos e causou destruição na capital, Padang.O terremoto, sentido também a quilômetros de distância em Cingapura e na Malásia foi registrado menos de 24 horas depois de um tsunami ter atingido o arquipélago de Samoa, no Pacífico Sul. O abalo sísmico em Sumatra ocorreu às 5h15 locais a 53 km de Padang, a uma profundidade de 83 km, segundo o instituto geológico americano.
Autoridades afirmaram que o número de mortos pode aumentar, já que estimam que mais de mil pessoas ficaram soterradas por escombros.
Diversos edifícios desmoronaram, incluindo dois hospitais e um shopping. O tremor causou incêndios, fechou rodovias e gerou cortes de energia e de comunicações em Padang. Milhares de pessoas saíram às ruas em pânico, temendo um novo tsunami como o de 2004 -que deixou mais de 230 mil mortos, 168 mil na Indonésia. A intensidade do tremor foi tanta que algumas pessoas agacharam-se ou sentaram-se nas ruas, com medo de cair.
Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para países banhados pelo oceano Índico, mas foi cancelado aproximadamente uma hora depois.O governo indonésio anunciou US$ 10 milhões em ajuda emergencial e o envio de equipes médicas e aviões militares à área atingida pelo tremor.
Tsunami
Ontem, equipes de resgate continuavam a busca por sobreviventes do tsunami gerado por um terremoto que atingiu as ilhas de Samoa Ocidental e Samoa Americana na terça-feira. Ao menos 119 pessoas morreram na tragédia.
Emissoras de TV locais mostraram casas destruídas, carros submersos e barcos de pesca em terra, após serem arremessados pelas ondas de até seis metros de altura em Samoa Americana, um território dos EUA.
Segundo autoridades, 20 vilarejos em Samoa que é um país independente foram destruídos por ondas de até seis metros de altura.
Ajuda
A Comissão Europeia anunciou ontem um auxílio inicial emergencial para Samoa de 150 mil euros. O auxílio é voltado para as necessidades iniciais das vítimas do desastre natural e pode haver mais doações, afirmou a comissão em comunicado.



