Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ataque suicida

Terrorista mata membros da Otan em ataque no Afeganistão

 | MR/AA/MICHAELA REHLE
(Foto: MR/AA/MICHAELA REHLE)

Ao menos seis soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) morreram e outras seis pessoas ficaram feridas em um ataque com explosivos realizado por um terrorista suicida nesta segunda-feira (21) contra tropas afegãs e internacionais no Afeganistão, disse William Shoffner, chefe de assuntos públicos da Otan com base em Cabul. Uma autoridade dos EUA afirmou que soldados norte-americanos estavam entre os que foram mortos.

O Taleban reivindicou a responsabilidade pelo ataque suicida, que foi o maior ataque contra as tropas estrangeiras no Afeganistão desde agosto. Shoffner disse que o ataque aconteceu perto das 13h30 do horário local, nas proximidades de Bagram, a maior instalação militar dos EUA no Afeganistão.

Uma autoridade, que falou sob condição de anonimato pois não estava autorizada a falar com a imprensa, disse que não poderia confirmar o número de norte-americanos mortos no ataque.

Mohammad Asim Asim, governador da província de Parwan, onde está localizado Bagram, disse que um homem-bomba saiu de sua moto e caminhou até a vila perto da base militar quando detonou os explosivos. Ele também disse que dois policiais afegãos foram feridos no ataque.

O ataque de hoje veio em meio a uma disputa entre os militantes do Taleban e as forças do governo lutam pelo controle de um distrito estratégico na província meridional de Helmand, após ela ser invadida pelos insurgentes do Taliban, dando um sério golpe para o governo.

Mohammad Jan Rasulyar, vice-governador de Helmand, disse que os insurgentes tomaram o controle do distrito de Sangin, no domingo. Somente as instalações do exército afegão no distrito não foram capturadas pelos insurgentes, disse ele.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.