O Tesouro norte-americano anunciou neste domingo(9) que lançará uma oferta pública de venda por 18 bilhões de dólares de suas ações na seguradora AIG, resgatada pelo Estado em setembro de 2008.
A AIG informou que recomprará títulos até cinco bilhões de dólares, segundo o comunicado do Tesouro.
Já o Tesouro prevê vender ações por 2,7 bilhões dólares suplementares, caso a oferta tenha um resultado mais baixo que o esperado.
Em agosto, já tinha vendido títulos da AIG por 5,7 bilhões de dólares, o que fez sua participação cair de 61% para 55% no grupo, nacionalizado em um dos momentos mais difíceis da crise.
Símbolo dos excessos do setor financeiro, a AIG foi resgatada de uma quebra iminente em setembro de 2008, graças a um empréstimo do Federal Reserve (Fed, banco central), que teve que ser complementado por outras intervenções dos poderes públicos nos meses seguintes.
A estabilização do grupo mobilizou um total superior a 180 bilhões de dólares de fundos públicos. Depois de várias reestruturações com ajuda estatal ao grupo, o Tesouro se transformou no principal provedor público de ajuda à AIG.
Em seu comunicado deste domingo, o Tesouro não informou em que proporção esta nova venda de ações reduzirá sua participação na seguradora.



