• Carregando...

Washington - O teste norte-coreano evidenciou o fracasso do Tratado de Não-Proliferação (TNP) e pode estimular o Irã em sua própria corrida nuclear. A Coréia do Norte anunciou ontem a realização de um teste nuclear, apesar de um ano de intensa atividade de diplomacia global e das promessas de ajudas maciças para sua moribunda economia caso desistisse das armas atômicas. O evidente enfraquecimento do TNP motivou os sul-coreanos a saírem as ruas ontem para protestar contra a vizinha Coréia do Norte.

Esta é a primeira explosão nuclear produzida desde que o Paquistão provou seu status de país nuclear com seis ensaios em 1998, somando-se à sua rival Índia no grupo de países que possuem a bomba atômica.

Estas três nações, assim como Israel, país suspeito de possuir um arsenal nuclear, já vinham colocando em xeque o Tratado de Não-Proliferação, o pacto multilateral destinado a impedir a multiplicação de armas nucleares. A Coréia do Norte se retirou em 2003 do TNP, assinado por 188 nações, transformando-se no único Estado a desrespeitá-lo. Dois anos depois anunciou que havia desenvolvido uma bomba nuclear. Índia e Paquistão nunca ratificaram o documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]