
Ouça este conteúdo
Por 212 votos favoráveis e apenas 6 contrários, moradores do litoral sul do Texas aprovaram ontem uma petição da companhia SpaceX que pedia às autoridades locais a criação de uma nova cidade na região em que a companhia de Elon Musk está localizada.
Com o nome de Starbase, o novo município foi criado exclusivamente para suprir as necessidades dos cerca de 500 funcionários que trabalham na área de Boca Chica, usada pela SpaceX para o lançamento de seus foguetes.
No início deste ano, uma carta apresentada junto com a petição, assinada por Kathryn Lueders, gerente geral da SpaceX para a Starbase, explicava que, devido à localização remota, a empresa "atualmente desempenha funções civis", incluindo o fornecimento de educação e saúde para os habitantes locais. "A incorporação mudaria a gestão de algumas dessas funções para um órgão público mais apropriado", diz o documento endereçado ao juiz do condado de Cameron.
“Starbase, Texas agora é uma cidade de verdade!”, comemorou Musk nas redes sociais.
Desde que se instalou na região, a SpaceX trouxe mudanças para a antes pacata Boca Chica, majoritariamente povoada por aposentados, próxima à fronteira com o México. Agora, o local é palco do desenvolvimento do projeto Starship de Musk, cujo objetivo é enviar foguetes para a colonização de Marte.
Na prática, assim que fundada, a Starbase precisará assumir a manutenção das estradas, que deixariam de ser responsabilidade do condado. Embora não seja obrigatório por lei, a cidade de Musk também poderia criar departamentos de polícia e bombeiros próprios. Como as cidades são elegíveis para subsídios estaduais e federais, a Starbase ainda teria certa imunidade a ações judiciais.
E o único candidato à prefeitura da Starbase também é funcionário da SpaceX: Bobby Peden, engenheiro de 36 anos e vice-presidente de Operações de Lançamento da companhia, foi o escolhido para a função.
“Tornar-se uma cidade nos ajudará a continuar construindo a melhor comunidade possível para os homens e mulheres que constroem o futuro do lugar da humanidade no espaço”, diz o comunicado do perfil da nova cidade no X (antigo Twitter), plataforma da qual Musk também é proprietário.



