• Carregando...
Arame farpado em frente às entradas do Shelby Park em Eagle Pass, Texas, EUA
Arame farpado em frente às entradas do Shelby Park em Eagle Pass, Texas, EUA| Foto: EFE/EPA/ADAM DAVIS

O Texas construirá um acampamento militar em sua fronteira com o México que abrigará até 1,8 mil integrantes da Guarda Nacional do estado, enviados para ajudar a proteger a região, anunciou nesta sexta-feira (16) o governador Greg Abbott, do Partido Republicano.

O acampamento será construído na região de Eagle Pass, a mesma zona de fronteira onde o governador republicano ordenou que uma barreira de boias fosse colocada sobre o rio Grande e sobre a qual ele trava uma disputa com o governo do presidente Joe Biden, do Partido Democrata.

Em entrevista coletiva concedida no local onde o acampamento será construído, Abbott disse que o projeto era uma situação "em que todos ganham", referindo-se ao bem-estar dos militares designados para a fronteira e ao trabalho que realizam.

"Isso aumentará a capacidade de um maior número de pessoal do departamento militar do Texas em Eagle Pass para operar de forma mais eficaz e eficiente", acrescentou Abbott.

A nova instalação abrigará até 1,8 mil integrantes da Guarda Nacional do Texas, que estão vivendo em condições atípicas desde que foram designados para proteger a fronteira como parte da Operação Estrela Solitária, lançada por Abbott em 2021.

A infraestrutura também terá a capacidade de abrigar mais 500 militares, caso a Força Tática de Fronteira do Texas precise ser enviada para a região.

O governador republicano justificou a construção do acampamento em função da magnitude da operação e da necessidade de expandi-la.

"Será bom para eles [os militares], melhorará as condições de vida e manterá o moral muito forte", declarou.

A primeira fase, que oferecerá cerca de 300 leitos, deve ser concluída em abril.

"Como todos sabemos, quando a primavera chegar, haverá mais caravanas passando pela parte sul e central do México... Queremos ter certeza de que, quando eles chegarem à encruzilhada de ir para o Texas ou para outro lugar, saibam que o lugar errado para ir é o estado do Texas", disse Abbott.

O acampamento faz parte de um esforço mais amplo de Abbott para tentar impedir que os migrantes cruzem a fronteira ilegalmente para o Texas, o que o levou a colocar arame farpado e uma barreira de boias no rio Grande, medida que foi criticada pelo governo do presidente esquerdista mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador.

O governo do Texas também assumiu recentemente o controle de um parque municipal em Eagle Pass, onde não permite que os agentes da Patrulha de Fronteira entrem para registrar os migrantes que atravessam o rio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]