• Carregando...
Manifestantes marcham em protesto contra a brutalidade policial após agressão a adolescente de 15 anos | MIKE STONE/REUTERS
Manifestantes marcham em protesto contra a brutalidade policial após agressão a adolescente de 15 anos| Foto: MIKE STONE/REUTERS

Centenas de pessoas marcharam nesta segunda-feira (8), em protesto contra a violência policial, até o local onde, no final de semana, um agente branco sacou uma arma e imobilizou uma garota negra de 15 anos de idade durante uma festa em uma piscina no Texas, nos EUA.

A ação do policial Eric Casebolt, 41, foi registrada em um vídeo e rapidamente chamou a atenção nacional. No vídeo, o policial aparece apontando sua arma contra jovens negros e imobilizando uma adolescente em trajes de banho, que gritava “chame a minha mãe!”.

“Ele me segurou, torceu o meu braço e me atirou contra a grama, puxando as minhas tranças”, relatou Dajerria Becton, 15. “Eu falei para ele sair de cima de mim porque as minhas costas estavam doendo muito”.

Segundo testemunhas, a confusão começou após jovens pularem as grades em torno de uma piscina, onde havia uma festa para adolescentes em McKinney, um subúrbio predominantemente branco de Dallas. Segundo a polícia, alguns jovens não tinham permissão para estar no local.

Casebolt foi afastado temporariamente e o episódio é alvo de investigação da polícia.

Os manifestantes que marcharam até o local do incidente pediam a demissão de Casebolt. Alguns deles levavam placas com o s dizeres “A cor da minha pele não é um crime”.

Tensão racial

O episódio no Texas ocorre em um momento de elevada tensão racial nos EUA, após sucessivos casos de negros mortos por policiais brancos.

No caso mais recente, a morte de Freddie Gray, 25, provocou protestos violentos em Baltimore, no Estado de Maryland.

Espera-se que a questão racial seja pautada nas eleições presidenciais dos EUA em 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]