• Carregando...
O presidente Hugo Chávez vota em Caracas | Gil Montano/Reuters
O presidente Hugo Chávez vota em Caracas| Foto: Gil Montano/Reuters

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, defendeu que a eleição parlamentar deste domingo (26) no país ajuda a consolidar a democracia. Chávez convocou a população da Venezuela a votar e defendeu a segurança e a transparência do sistema eleitoral do país, que vai escolher os 165 deputados que compoem a Assembleia Nacional. Chávez falou por pouco mais de meia hora logo após votar, na região de 23 de janeiro, em Caracas. Ele respondeu a perguntas da imprensa, falou sobre a expectativa internacional e defendeu o fortalecimento das relações com o Brasil e com a Colômbia.

"Que todos venham votar que seu voto vai ser respeitado", disse Chávez, alegando que o convite valia também para os opositores.

O sistema eleitoral da Venezuela é o "mais "eficiente e transparente do mundo", segundo o presidente, que alegou que no passado, partidos de direita "ganhavam e roubavam indiscriminadamente o voto da esquerda". Ele reforçou o convite para que a população participe da votação, alegando que ainda havia mais de 4 horas para isso. Segundo Chávez, pode-se esperar que 70% dos 17,5 milhões de eleitores inscritos participem da eleição – o Conselho Nacional eleitoral disse esperar uma participação em torno de 65%. Segundo Chávez, os resultados vão ser divulgados ainda esta noite.

Chávez alegou que a Venezuela é o "epicentro de uma batalha de alcance continental", e que sabia que os olhos de todos os países estavam acompanhando as eleições. Segundo ele, "muitos países podem aprender com o modelo da democracia venezuelana", disse.

Atrasos e problemas

O Conselho Nacional Eleitoral, que organiza as eleições na Venezuela, informou que conseguiu controlar, por volta do meio-dia, os problemas que foram registrados pela manhã. Falhas na instalação de mesas de votações causaram atrasos de até três horas em alguns centros de votação do país, arriscando atrasar o processo.

Segundo Tibisay Lucena, presidente do CNE, todos os incidentes foram controlados. "Tivemos alguns pequenos incidentes, mas devemos reconhecer que pelo horário e em comparação com outros processos eleitorais, rlrs foram completamente controlados", disse, em entrevista ao jornal local "El Universal".

O G1 pôde ver longas filas nas ruas de Caracas, mas mesmo nos locais com grandes aglomerações, as filas andavam em um ritmo rápido.

A eleição segue até as 18h (19h30 em Brasília) e o CNE promete divulgar resultados assim que a contagem apresente um perfil irreversível.

Segundo as instituições de coordenam a eleição, não foram registrados incidentes mais problemáticos com relação ao processo eleitoral.

Um homem morreu em frente a um centro de votação durante a madrugada. Familiares acusam soldados que fazem a segurança da eleição de terem atirado nele. Segundo o Ministério Público, um dos soldados atirou contra o homem depois que ele jogou pedras contra o grupo de segurança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]