• Carregando...
A destruição deixada pelo tornado que arrasou Joplin, no Missouri, onde pelo menos 25% da cidade ficou destruída | Mike Stone/Reuters
A destruição deixada pelo tornado que arrasou Joplin, no Missouri, onde pelo menos 25% da cidade ficou destruída| Foto: Mike Stone/Reuters

Um violento tornado que varreu o estado do Missouri matou pelo menos 116 pessoas, número confirmado pelas autoridades locais até o fechamento desta edição. A região mais atingida foi a cidade de Joplin.

"Nós confirmamos 116 mortes pelo tornado", afirmou o en­­carregado da cidade, Mark Rohr, em comunicado. Autoridades advertiram, porém, que o número de mortos poderá subir. Se­­gundo Rohr, sete pessoas foram resgatadas dos escombros.

O tornado atingiu na noite de domingo a cidade de Joplin, perto da fronteira com Oklahoma e o Kansas. Há menos de um mês, outro tornado deixou 354 mortos em sete estados dos EUA.

"Nós ficamos chocados e in­­crédulos", relatou Trisha Raney, uma vereadora da cidade. "Sen­­timos como se estivéssemos em um pesadelo."

O tornado que atingiu o Mis­­sou­­ri foi o mais mortífero dos 46 registrados em sete estados norte-americanos pelo Serviço Na­­cio­­nal de Meteorologia no do­­mingo. "Era uma zona de guerra", afirmou o morador Scott Me­­­­eker, do jornal Joplin Globe, em entrevista à France Presse.

"Nós temos centenas de feridos sendo tratados no [hospital] Memorial Hall, mas ele logo fi­­cou lotado e sem suprimentos, então abriram uma escola local como um centro de triagem", disse Meeker.

As pessoas passavam pelos es­­combros buscando familiares, amigos e vizinhos, após a tempestade destruir casas e automóveis. Boa parte do sul da cidade ficou destruído, com igrejas, es­­colas, negócios e residências re­­duzidos a ruínas.

O chefe do corpo de bombeiros local, Mitch Randles, estimou que entre 25% e 30% de Joplin ficou destruída. A própria casa de Randles estava entre as destruídas, na cidade de 50 mil habitantes, localizada 255 quilômetros ao sul de Kansas City. Um helicóptero que estava em solo também foi destruído.

Não se sabe ainda o número de feridos. Autoridades começaram na manhã de ontem a fazer uma busca de casa em casa. Já foram criados centros de triagem e abrigo para as vítimas. As buscas, porém, eram atrapalhadas por tempestades com trovões, disse Melodee Colbert-Kean, ve­­readora e também vice-prefeita de Joplin. "Está um completo caos", disse.

O governador Jay Nixon decretou estado de emergência em 16 condados na parte nordeste do Missouri. O presidente dos EUA, Barack Obama, enviou suas condolências às vítimas em Joplin e no Meio-Oeste em geral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]